Depois de “tantos” anos de evolução tecnológica, a SMS ainda continua a ser lida 95% das vezes. Então como é que ainda é possível melhorar as suas campanhas de SMS, quando muito já foi feito?
E já agora porque é que ainda é relevante? Porque é rápida, não necessita de configurações, nem complicações e o caso fica encerrado quando a lemos. Ou agimos ou arquivamos (ou apagamos). Mas muito pode ser feito em 160 caracteres e vários podem ser os objetivos de fazer campanhas de sms. Ficam algumas:
– Lembretes de compromissos
– Convites para eventos
– Descontos e promoções
– Reservas ou avaliação de satisfação (porque não encaminhar para um formulário online?), entre outros.
Mas será que estamos a tirar todo o potencial desta ainda poderosa ferramenta?
Ficam aqui 5 dicas para tirar mais partido e melhorar e muito o retorno das suas campanhas de sms.
- Personalização (todos gostamos de ouvir o nosso nome) – A partir de um simples ficheiro excel com o nome, número e frase, é possível enviar de forma automática uma SMS diferente para milhares de pessoas. Se há algo que todos gostamos de ouvir é o nosso nome, e sentir que aquele conteúdo nos foi dirigido. Pode demorar mais alguns minutos mas é muito poderoso.
- Calendarização (nem todas as horas são boas) – Enviar campanhas de SMS à segunda de manhã quando os sobrolhos estão zangados de regresso ao trabalho pode não ser a melhor opção. E dependendo do mercado há horas e dias mais propicios. Quais são? Se vender produtos ou serviços para empresas, o melhor timing é de terça à tarde a quinta à tarde. Se ao invés for um negócio de retalho ou para consumidor, a partir de quinta à tarde é uma boa ideia pois já cheira a fim de semana. Cuidado com as horas matutinas ou depois das 21.00. Não há nada mais irritante que receber sms promocionais com um olho meio fechado.
- Facilite a vida do receptor, faça a “papinha” toda e meça o sucesso – Encaminhe para um micro-site, p.e. http://satisfacao.asserbiz.pt/ . Não há pior sensação que enviar centenas ou milhares de mensagens a apelar a uma ação e depoi s não poder saber como correu. O que ganha com esta dica?
- Potencia a inscrição, reserva ou compra direta e fácil
- Mede a taxa de sucesso com os cliques para o site
- Demontra cuidado, profissionalismo e uma experiência fluída para o receptor.
- Corrija os números que não receberam a SMS – muitas empresas não tiram partido dos relatórios de entrega, que permitem saber quem recebeu, e se não recebeu, se o número estava incorrecto. Evita gastar dinheiro adicional em campanhas futuras e se possível pode permitir uma campanha de correção de contactos (p.e. enviando por email). Ter mais de 15% de números inválidos é sinal que a base de dados precisa de “sangue novo”.
- Mude o texto em várias campanhas e seja cativante – é verdade que por vezes “água mole em pedra dura tanto bate até que fura” mas se acontecer consigo, como é que reage ao receber muitas sms parecidas num curto espaço de tempo? Se calhar começa a detestar e nem lê. O diabo está nos detalhes e apesar de serem apenas 160 caracteres, as suas campanhas de SMS podem ser momentos muito relevantes para o seu negócio
O velhinho SMS está para ficar. Ninguém deixa o bendito envelope por abrir e ainda é possível fazer muito com tão pouco.
E se precisar de ajuda, estamos por cá em conhecer@asserbiz.com ou 938297575 (chamada para a rede móvel nacional), ou na página Promoção para Campanhas de SMS