Fazer uma campanha de SMS Marketing é para alguns a melhor forma de chegar ao bolso dos clientes.
E porquê a SMS? Porque tem mais de 95% taxa de leitura, porque é simples e apela a uma ação.
E qual o objetivo? Depende, pode ser fornecer um desconto, um novo produto, uma campanha assertiva no tempo, algo que é para ser consumido praticamente de imediato.
Então e como fazer a sua própria campanha de SMS Marketing?
- A sua base de clientes (devidamente autorizados, isto é lei!). Reúna de todos os locais, do seu telemóvel, das Bases de vendas, dos cartões de fidelização, de folhas. É o primeiro e mais importante passo. Coloque numa folha de cálculo (e deixe a marinar J)
- Escolha o parceiro para fazer um SMS Marketing profissional – e o que é isto? Pode sempre enviar do telemóvel da empresa aproveitando as SMS de oferta. Já tentou? Perdeu uma manhã, um dia, vários dependendo da base de dados. Não é solução. E que cuidados deve ter ?
- Deve permitir que use o identificador da sua marca – muito importante, as pessoas vão identificar a sua empresa e não um número móvel qualquer
- Deve ser fácil de configurar e usar e se possível permitir agendamento (sim, pode planear com antecedência, já vamos explicar porquê)
- Fornecer um serviço pay-as-you-go. Para quê comprar a mais e fidelizar-se se só necessita por agora de uma determinada quantidade?
- Métricas de entrega – de uma forma simples deverá saber quais os números que receberam ou não.
- Criar o texto, até 160 caracteres (cuidado com os especiais) com um objetivo claro: ir à loja usufruir de um desconto? Ir a um site. Mas cuidado, não deve ser o site principal e sim aquilo que se chama uma landing page (fácil de navegar, sem equívocos).
Aqui vai um exemplo. Se for aquele link vai ver um site simples.
É para converter não é?
- Programar o envio. Mas para quando? Se for negócio de retalho, quintas e sextas ou vésperas de feriado são ótimos dias. As pessoas estão mais recetivas. Segundas de manhã pode não ser uma boa hipótese.
- Medir, ajustar e afinar a SMS é particularmente poderosa mas não convém exagerar. Mas esta fase é crucial. Que métricas poderemos tirar de uma simples SMS?
- Quantidade de boas entregas – eliminar os números incorretos
- Cliques no site (a importância de ter um site com análise)
- Compras na loja (offline ou online)
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É simples não é?
Boas campanhas!