Era uma vez, não há muito tempo, que os cartazes e cartas invadiam as caixas de correio de empresas e potenciais interessados em assistir a eventos. O site para eventos não existia. As chamadas revistas da especialidade faziam também da divulgação um negócio relevante.
O evento era planeado com meses de antecedência, preparadas as artes gráficas e produzidos os materiais de comunicação. Erros, desistências, novas entradas, nada poderia ser alterado no papel. E o material não distribuído tinha o seu fim em armazéns perdidos para ser visto novamente em arrumações da década seguinte.
Se o evento fosse numa data próxima ou de um interesse específico, teria a sua oportunidade. Nos eventos de empresa, parceiros e fornecedores desdobravam-se em esforços em ligar para reforçar convites aos seus clientes.
Sim, ainda se pode promover o evento destas formas.
Chega a primeira fase do digital…
Sim, ainda se pode colocar o evento num canto do site da empresa (caso não seja preciso pagar uma fortuna ou esperar semanas pela personalização do link), fazer um formulário de inscrição e colocar o programa para leitura via pdf. Já é muito bom mesmo.
…E ainda vemos as pessoas a aumentar o tamanho do conteúdo nos tablets e smartphones porque não conseguem ler direito.
Raios para a tecnologia!
Agora fala-se em sites responsivos, coordenadas gps, programas interactivos, vídeos de apresentação…Ah, e se o google não o encontrar é como se não existisse, causa desconfiança. “Este evento será bom?!”
Então interessa agora ter um site para eventos que permita ser atraente, dinâmico, atualizado, fácil de editar e adaptável a vários formatos, é isso? Porquê?
Porque os olhos e dedos também compram (e comem) e o que vemos no ecrã pode ou não levar-nos a decidir em ir ou ficar.
Então o que devem ter os sites para eventos?
1 – “Googlável” – Não detesta quando tem de saber o nome e local exactos senão não encontra informações sobre o evento? Então imagine o convidado/participante
2 – Adaptado e atualizado – para ser visto e consumido, é como a mulher de César não tem só de ser, tem de parecer. E o seu cliente pode estar em qualquer local, em qualquer dispositivo a ver o seu conteúdo. Atualizado porque não gostamos de ver novidades de há duas semanas pois não?
3 – Pagamento ou forma de inscrição – não obrigue o seu convidado a imprimir, ou só tendo uma forma de pagamento ou ter de ir a 2 ou 3 páginas. E em caso de dúvida, ligue, esteja lá, não o deixe ir embora.
4 – Conteúdo – Oh não, outra vez? Sim, para que seja visto e revisto e apreciado. E para que possa fazer publicidade sobre o evento. Ah, uma página de facebook para gerir eventos é… bom se já organizou eventos via FB sabe que só vê quem tem, fica sem contactos, não pode personalizar, tem o look da rede social e o google
Deixamos aqui um exemplo através de uma Landing Page (página específica) muito útil para focar na divulgação ou compra. , ou Gedii Evento The Genius in You
Isto é mesmo importante para o evento?
Bom, hoje em dia compra algo que ao pesquisar na internet lhe parece duvidoso, com fraco aspecto?
Bom, hoje em dia compra algo que ao pesquisar na internet lhe parece duvidoso, com fraco aspecto?
Ah e podemos colocar chat para ajudar a esclarecer mas isso fica para o capítulo 3, é já a seguir.