“Este cliente gosta muito de aplicações móveis. Quer uma para o evento. Desenvolvem?”
Sim.
Mas…
As aplicações móveis vivem nos nossos bolsos nos nossos telemóveis.
Mas quantas é que usamos verdadeiramente? Quantas abrimos que estão no segundo ou terceiro ecrã?
Será uma aplicação móvel a melhor solução para um evento?
Talvez. Mas vamos levantar algumas questões.
Quando é que as aplicações móveis são úteis para os eventos?
Ter agenda, oradores, locais é útil. Mas para isso, um bom site é uma ótima alternativa. As aplicações móveis fazem sentido:
- Assim que temos uma identificação com login p.e. do participante para poder interagir no evento com outros (chat, perguntas, reuniões, networking);
- Quando há necessidade de usar notificações em vários momentos do evento, devido às sessões em simultâneo, ao espaço ou a outras necessidades de comunicação;
- No momento em que o evento tem uma duração de vários dias, com muitos momentos diferentes
- Com a criação de conteúdo sempre “fresco” e queremos impulsionar a interação com audiência.
Até aqui tudo bem.
Mas quantos eventos requerem mesmo uma aplicação móvel?
Podemos argumentar que é também importante para uma marca, para a sua visibilidade mas não será um site responsivo uma boa oportunidade?
Consideremos este site, uma demonstração (em permanente edição) em https://pwa.inscricao.pt/ . Ele é visto de forma diferente num PC ou num telemóvel. Pode também conter toda a informação relevante e ter links para plataformas de Q&A. Temos o site pronto a ser usado para a inscrição. Podemos alimentá-lo frequentemente durante o evento para consulta dos participantes.
Um site é melhor do que uma aplicação? Pode ser melhor, pois é acedido via computador, está adaptado ao ambiente móvel. Adicionalmente não requer instalação e pode conter toda a informação agregada e relevante.
As aplicações móveis são ótimas ferramentas de comunicação mas exigem mais desenvolvimento. Requerem conteúdo a ser atualizado constantemente. E ainda um tipo de cuidado com as imagens e conteúdo muito específico. Finalmente exigem um investimento financeiro mais robusto.
Ao escolher uma aplicação móvel há vários tipos de desenvolvimento: à medida, aplicações nativas, aplicações web (não carecem de instalação). Mas o artigo já vai longo…
Com este artigo não defendemos uma solução sobre a outra. Se o evento tiver as condições descritas nos pontos da utilidade da aplicação, ela faz muito sentido. Mas sentimos que na maior parte dos eventos, essa necessidade real não existe.
Esperamos que a reflexão tenha sido útil.
Para qualquer questão estamos disponíveis pelo conhecer@asserbiz.com ou pelo 938297575 (chamada para a rede móvel nacional).
Conheça alguns serviços da Asserbiz em asserbiz.pt/servicos
Outros artigos: