Era uma vez uma pequena empresa que tinha bons clientes e era estável, mas cuja faturação dependia do Pareto: 80% em 20% de clientes. Tinha um site e via as vantagens do Marketing Digital, mas o tempo era escasso. Estava nas Redes Sociais, enviava email profissional e até tinha uns serviços inovadores.
Tinha site e a dada altura partilhou com um Marketeer Digital: “Olha, novo site, já temos conteúdo”. Resposta: “Isso não é conteúdo, são descrições medianas de serviços”.
Murro no estômago. De facto novos visitantes e novos negócios não entravam por essa via.
Foi nesse momento que o foco mudou. E ficam aqui algumas ideias que comprovam as vantagens do Marketing Digital para empresas:
- Marketing Digital é um canal, primeiro (até na definição) vem o Marketing: sem sabermos o nosso público-alvo, analisar a concorrência, rentabilidade, e sabermos os benefícios dos nossos serviços, é escusado partirmos para os “posts”. Mas depois disso, a comunicação flui, entram os contactos qualificados, e um envolvimento maior.
- Quando faz prospeção (telefónica, presencial, papa-quilómetros) sabe quem pode estar interessado? Não. Vai levar 90 nãos até uns talvez. Porquê? Porque poucos gostam de vendedores. E qual foi o tempo e custos que teve? E notou o revirar de olhos? Desgasta não é. Pois no digital só lê quem tem o mínimo de interesse a um custo que é uma fração.
- Conhece o tipo de cliente que pode apreciar e comprar o seu serviço? É mais fácil encontrá-lo na rua ou na lista telefónica, ou no digital?
- Quanto tempo demora a comunicar com 1 pessoa presencialmente ou telefonicamente? E com 10? E com 10.000? No digital podem ser minutos ou horas para atingir este número.
- Se tiver o seu negócio fora de um centro urbano pode ser um problema para a comunicação presencial? Custos, tempo, e clientes que estão pouco dispostos a sair da sua zona. No Digital a distância não é um problema. A Amazon não é propriamente “ali ao lado”. Não há distâncias, há experiência e conteúdo.
- Por falar em Marketing de Conteúdo, porque é importante? Vamos dar um exemplo. O restaurante da sua zona tem cozido às quintas, ótimo. Vão lá alguns clientes e até é bonzito, segundo ouviu dizer.
E se souber que a carne é caseira, com batatas vindas do produtor, tal como os legumes, e os enchidos são de Miranda do Douro ou do Alentejo, e só fazem o cozido quando há criação de um determinado produtor pois gostam de dar qualidade? É o mesmo cozido descrito de outra maneira.
- Resultados – sabe quantos flyers são lidos? Quantos cartões de visita são colocados na gaveta? Quantas pessoas leram o recorte de jornal com o anúncio? Não pois não? No digital sabe quantos, quem, onde, de que idade, sexo, e o que fizeram.
- Ter um site não é ter conteúdo – imagine uma loja “arrumadinha” bonita, mas igual há vários anos, sem promoção, sem simpatia dos colaboradores, sem dinamismo, sem ter novos produtos. Atrai clientes? Provavelmente não.
- Rapidez – Produzir um post, um email, programar uma SMS pode demorar minutos ou algumas horas. Ainda a tempo de “os apanhar” hoje. Quer mandar produzir e distribuir material tradicional? Talvez não chegue antes do Natal.
Mas as vantagens do Marketing Digital para empresas também têm um lado negro…
- O lado negro do Marketing Digital – isto parece mas não é a Bimby. Não é misturar os ingredientes e passado uma hora está pronto e com bom aspecto. Também não é de graça, e demora tempo. Há atalhos mas não lhe vão faltar trabalhos.
Por isso se fala de estratégia de curto e de médio e longo prazo. Ah, uma última coisa, arrisca-se a fazer a si próprio uma cirurgia? Não, porque não sabe e há riscos. Então porque é que acha que qualquer um pode fazer Marketing Digital?
Como acabou a história da pequena empresa? Ainda agora está a começar. Com menos de 18 meses focados neste canal, aumentou a visibilidade, angariou negócios apenas via digital e aumentou faturação e margem, num retorno superior a 20x o investimento inicial. Mas dá trabalho e demora tempo. Ou não estaria aqui.
Dedicado ao guru que me deu o murro no estômago, Hélder Pinto da Digital Sapienz.