Desde há alguns anos que a preocupação com a interação e interesse da audiência passou a fazer parte da organização de um evento.
Quer o participante esteja fisicamente ou de forma digital num evento, uma apresentação tradicional não é garantia de passar a mensagem.
Existem muitas formas de melhorar a interação. Entre as mais conhecidas, as votações ou quizes, criam novo conteúdo e envolvimento com os participantes.
Em que situações pode ser útil um quiz?
Um quiz é útil em várias situações muito distintas num evento. É útil como ativação de marca para angariação de contactos. Ainda mais numa apresentação para conduzir um raciocínio consoante as respostas da audiência, para “quebrar o gelo”. É um auxiliar poderoso no caso da formação para aferir dos conhecimentos dos formandos/participantes.
E como pode criar um quiz online?
Para criar um quiz é útil considerar alguns elementos:
A quem se destina – que público vai responder, qual o tipo de dispositivos tem para responder;
Que tempo/duração vai ter – para incorporar na dinâmica do evento ou apresentação;
Como é que vai ser comunicado – link, qrcode, ecrã gigante, está num tablet para ser respondido?
São muitas as opções mas quanto mais acessíveis forem, melhor a taxa de participação;
O que o participante vai necessitar para responder – do seu terminal, de instalar algo, de apenas um link, de se dirigir a um stand;
Quais as questões – para existir pontuação necessitam de ser fechadas, de escolha múltipla com ou sem recurso a imagens, ou no caso de se poder saber a posteriori, ter um sistema de registo de respostas em aberto (mas é útil serem números e não redação de texto);
Que dados o participante vai colocar sobre si – nome, email, anónimo, na prática o que é pretendido com o quiz e que retorno vamos dar aos participantes;
Como vai ser divulgado o resultado – no fim, durante a sessão, de imediato, resultados visíveis, ocultos, as hipóteses são abrangentes.
Que plataformas existem para poder criar o quiz?
Pode optar por dezenas senão centenas de opções válidas. Deixamos algumas:
- Kahoot.it – uma das plataformas mais conhecidas em termos lúdicos, não carece de instalação, tem bastantes animações e sons, sendo adequada para formações pequenas ou com ambientes informais (ou festivas);
- Mentimeter.com – bastante mais “sóbria” que a anterior, permite incorporar vários tipos de questões, rankings com logins simples, customizar marca de forma simples, podendo ocultar ou mostrar a informação e funciona numa lógica de slides. Permite incorporar wordclouds e perguntas;
- sli.do – inicialmente uma plataforma de perguntas e interação, permite também votações e quizes com menos customização do que o Mentimeter.com;
- Google Forms – Sim, o Google também tem plataformas para quizes com o Google Forms. Permite que integre com os produtos Google, mas não terá tanta personalização com em outras plataformas;
- Jotform.com – uma ferramenta mais customizável com pontuações definidas pelo utilizador pelos pontos, tempo, personalização de respostas, respostas condicionadas, customização de marca, é particularmente útil para captar contactos em ativações de marca, ou para criar quizes mais complexos mas acessíveis via web.
As que apresentamos aqui têm versões gratuitas que já permitem conhecer algumas das melhores funcionalidades.
O que devemos considerar essencial para um Quiz de sucesso?
Já ajudamos a criar dezenas de momentos com quizes para 50, 500 e até para mais de 1.000 pessoas. Uns tiveram taxas de participação de 30%, outros acima de 90%. Mas então que pontos identificamos para aumentar a interação?
- Facilidade de acesso – de preferência um link ou QRCODE e num local com internet disponível;
- Simplicidade na utilização – O quiz pode ter respostas difíceis mas deve ser de fácil compreensão;
- Rapidez – Demorar mais que 3/4 minutos pode ser muito, mas depende do objetivo. Não há pior do que ter alguém já a suspirar porque está a demorar mais tempo do que tinha previsto;
- Como divulgar resultados, o que fazer com os resultados – o participante deverá saber o que vai acontecer, o que está em causa e quando ocorrerá.
Estes são alguns dos pontos críticos para criar um quiz online que os seus participantes gostem e que seja um ponto positivo num evento ou formação.
Esperamos que tenha sido útil.
Qualquer questão, estamos ao dispor pelo conhecer@asserbiz.com ou pelo 938297575 (chamada para a rede móvel nacional).
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