Como gerar QRCodes para eventos e qual a sua utilidade?

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Para que servem e como gerar QRCodes para eventos?

Estas duas questões são muito frequentes, colocada pelos clientes e organizadores de eventos. Mas para que são úteis os QRCodes? Existem vários tipos de códigos que facilitam a entrada e o acesso a informação no evento:

  • QRCode para entrar – é o paralelo com um bilhete, um código que serve para diferenciar cada participante e que visa tornar mais rápido o processo de entrada. É particularmente útil para eventos com muitas entradas em pouco tempo pois não requer que a pessoa se identifique, apenas que permita scanear o código impresso ou no telemóvel. Em eventos pequenos (100/200 px) é menos útil mas pode ser associado a mais segurança. Adicionalmente o QRCode pode conter mais informações úteis sobre o evento: agenda, locais, etc.
  • QRCode para aceder a um determinado conteúdo – Ementas, agendas, microsites, quizes são alguns dos exemplos. Em vez de digitar o endereço (URL), o participante faz scan e acede ao conteúdo diretamente. É rápido, evita erros de digitação e permite também ter acesso a métricas
  • Utilização em formatos de comunicação físicos – porta chaves, imans, flyers, entre outros formatos. O QRCode pode encaminhar para um cartão de visita, para uma Landing Page, e mais uma vez facilita o processo de acesso a um conteúdo.

Mas como gerar QRCodes?

Há dezenas de ferramentas gratuitas e pagas, e vários tipos de QRCodes. Aqui damos o exemplo do QRStuff.com. É possível criar um código único e exportar, encaminhando para um cartão de visita, site, documento, localização, email, como se pode verificar na imagem seguinte.

exemplo de qrstuff.com

Nas opções de codificação há uma configuração importante: se o QRCode é estático ou dinâmico. O QRCode estático normalmente é gratuito e corresponde a um destino que não conseguimos alterar. O QRCode dinâmico é um instrumento de comunicação poderoso mas normalmente associado a uma licença pois a qualquer momento podemos definir o destino. Ou seja, a pessoa que acede pode ver conteúdos diferentes ao longo do tempo.

Nos eventos o mais habitual é ser o estático mas caso exista uma ativação de marca com objeto físico, o dinâmico é uma excelente opção.


E se eu quiser gerar QRCodes massivamente?

Pois, a maior parte das vezes queremos criar um QRCodes por cada participante e é aqui que entra o “Batch upload”, onde com a base de inscritos, se podem criar qrcodes para cada um. Pode ver o exemplo seguinte.

Para quem se quiser aventurar no google sheet existem vários tutoriais como este.

Faz sentido criar os QRCodes manualmente? Depende do evento. Há formas do participante receber logo na inscrição. Neste formulário, caso preencha, vai receber em poucos seguntos o QRCODE que lhe permitiria entrar no evento.

Os QRCodes servem muitos propósitos num evento (e fora dele ainda mais) e esperamos ter ajudado neste artigo.

Saiba mais em asserbiz.pt/servicos ou contacte-nos pelo conhecer@asserbiz.com ou pelo 938297575 (chamada para a rede móvel nacional)

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