Como organizar um evento online com o Facebook Live?

Desde o início da pandemia do COVID-19, que o ambiente de trabalho e eventos se transformou de forma radical. Os eventos e turismo foram as áreas mais impactadas desde o primeiro momento.

Ferramentas de colaboração entre equipas, vídeo-conferências, partilha de apresentações, passaram a fazer parte do dia-a-dia de grandes empresas mas também de micro-negócios.

Marcas e serviços reinventaram-se: ginásios passaram a dar dicas online, psicólogos começaram a dar consultas online, aulas foram dadas online, e os eventos transformaram-se.

As marcas deixaram de poder ter os seus clientes reunidos presencialmente, os formatos outdoor perderam momentaneamente sentido, sendo que surgiram novas oportunidades. Afinal, mais do que nunca, estávamos ligados ao mundo e uns aos outros.

 

Porquê organizar um evento online com o Facebook Live?

 

Surgiram Webinars, lançamentos de produto e reuniões de parceiros (como foi o caso da PHC Open Minds), cursos gratuitos. O exemplo que iremos focar é de entrevista com participação da audiência.

Há muitos e bons formatos e ferramentas. O Zoom e GotoMeeting por exemplo, para reuniões onde todos participam e são visíveis, explodiram na sua utilização.

Mas mesmo que não queiramos admitir, temos todos uma conta de Facebook ativa.

O Facebook Live permite uma ligação da marca com o público efetiva, imediata, à distância de alguns cliques. E a ferramenta be.live fornece um conjunto de customizações que levam a interatividade e personalização para um patamar superior com uma grande simplicidade.

 

Vantagens do Facebook Live:

– Promoção dentro e fora do ecossistema Facebook – com o auxílio de posts orgânicos, de email marketing, de publicidade segmentada com investimentos controlados;

– Sem limite de audiência – todas as contas Facebook podem assistir e participar através das partilhas e comentários;

– Alcance – com a presença e participação da audiência, as suas ligações ficam a conhecer o evento, aumentando o potencial de assistência e consultas de conteúdo;

– Investimento – Sem deslocações, sem atrasos, sem estruturas físicas de suporte, sem tempo gasto a chegar e a sair do espaço, o investimento é diminuto ou quase nulo.

– Disponibilidade do conteúdo – após a conclusão do Facebook Live, o conteúdo fica disponível na página podendo ser consultado a qualquer momento, horas, dias ou semanas após o evento;

– Criação de “Digital Bite Content” – Trechos, frases e demonstrações relevantes podem ser criados a partir do conteúdo maior, aumentando a pertinência e dando o “sumo” do conteúdo ao nosso público-alvo.

– Métricas – quantos minutos foram vistos, quais os momentos em que esteve presente mais audiência, de onde veio a audiência, tudo isto e muito mais numa análise valiosa do conteúdo.

 

 

Ok, então e as vantagens do Be.Live na organização de um evento online?

 

Será o Facebook Live suficiente? Sim, se tivermos apenas um apresentador (Host) com um conteúdo rápido, sem etapas ou fases. Mas quando temos convidados, vários tópicos, então vale a pena evoluir para plataformas de terceiros. Daí o Be.Live.

– Customização da marca – colocação de logos, legendas, assuntos, comentários, geridos pelo entrevistador (sendo que aconselhamos uma pesssoa dedicada a realizar a tarefa);

 – Partilha de ecrã do computador – para apresentações de slides ou demonstrações;

 – Presença até 4 pessoas no ecrã com gestão de mais Hosts – é possível ter 4 pessoas a comunicarem com imagens no ecrã mas podemos ter mais participantes “a entrar” mais tarde, aumentando o dinamismo da sessão;

 – Simplicidade na configuração e utilização – sem instalações e complicações, os convidados podem aceder via PC ou telemóvel, e quem gere o evento online, basta ter um pc com boa ligação à internet;

 

O exemplo da Event Point:

26 de março de 2020, na curva descendente do COVID-19. O segmento dos eventos está parado. Lêem-se e ouvem-se notícias à distância, no meio de centenas de atualizações diárias.

A Event Point, revista especializada do sector, convida o Presidente da APECATE (Associação Portuguesa de Empresas de Congressos, Animação Turística e Eventos). Durante uma hora, no seu evento online de Facebook Live com recurso ao Be.Live, dezenas de comentários e de visualizações em simultâneo e centenas de visualizações em tempo real, permitem às empresas do sector ter mais e melhor informação.

As suas perguntas e comentários contribuíram para enriquecer a discussão. O resultado foi um elevado grau de satisfação, uma entrevista no momento certo, numa conjuntura em que a realização de um evento presencial é impossível.

Pode ver o vídeo aqui.

 

Conclusão:

Vamos sempre ter eventos presenciais e ainda bem. São momentos importantes entre marcas, instituições, o seu público-alvo, e também entre este, onde se estabelecem contactos e ligações.

Mas…

Os eventos online chegaram por força do COVID-19. E tal como o trabalho remoto, nada irá ficar como antes. Rapidez no planeamento, facilidade de execução, orçamento, produção e aproveitamento do conteúdo bem como as métricas, são variáveis muito relevantes.

Ferramentas como o Be.Live acrescentam valor na gestão do evento, através da customização, da gestão de vários apresentadores e do seu conteúdo e da visibilidade de conteúdo produzido pelos participantes.

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