Seria de esperar que tendo serviços digitais para eventos, queiramos promover um serviço que temos, criar aplicativo para eventos. Não é assim.
Uma aplicação móvel ou APP pode parecer uma fonte inesgotável de negócios, fãs, awareness e tudo isso, mas…
Sim, mas. Como em tudo, carece de cuidados. Mas antes de irmos para os Contras, vamos visitar a terra dos prós:
– Experiência do Cliente controlada pela marca – o cliente vê e navega por onde pretendemos com a vantagem de ser consistente, adaptável ao ambiente móvel e supostamente fácil de entender;
– Estamos onde o cliente está naquele momento– geolocalização, notificações push, conteúdo fresco, tudo pode ser acionado quando quisermos e onde o cliente esteja. E num evento quando é que queremos que ele consuma? Sim, lá dentro, quando está concentrado, focado e (esperemos) seduzido. Ah e estamos sempre no seu bolso, e onde o mercado está a crescer. No consumo de conteúdos móveis
– Posicionamento “lá para cima” – “Já viu a nossa APP?”, “conheça as nossas novidades” pode ajudar a marca a alavancar a sua presença e a “subir uns pontos” na escala da inovação, especialização e competência.
– Comunicação directa, maior envolvimento – não é ciência exacta mas a comunicação não tem filtros de sites ou outras fontes, e dependendo do conteúdo vamos aproximar o cliente/fã do que estamos a dizer/promover/partilhar.
– Melhora o networking no evento – partilha de contactos, marcação de mini-reuniões, partilha de apresentações, discussões, votações, ufa…
Ok vamos arrancar para programar aplicações móveis para eventos, mas vamos ao mas?
– Fazem MESMO sentido as aplicações móveis para eventos? Depende do evento. Se houver partilha de informação, votações, troca de informação e interactividade, sim! Se existirem participantes de várias origens onde faça sentido ter informação relavante de locais, contactos, sim! Se for um momento para criação de negócios, e troca de contactos, sim!
Se utilizar para inscrever antes do evento. SIM! Mas para isso temos de deixar de pensar num site de inscrição e criar o aplicativo para evento logo na fase do planeamento.
– Tempo e custo de desenvolvimento – há soluções rápidas com alguma personalização mas se queremos algo único, o custo e tempo são elevados. Aqui, caso não tenha equipa própria, há a oportunidade de subcontratação. Mas como em tudo nos eventos, tem de ter o diapasão afinado com quem vai trabalhar pois o tempo é normalmente escasso.
– Manutenção e produção de conteúdo – Vale a pena ter uma APP bonita mas que não tem conteúdo? Ou o último foi há tanto tempo que a memória apagou?
Criar um aplicativo para um evento pode ser algo fantástico e envolvente mas necessita de ser alimentada com conteúdo relevante.
Outra vez a história do conteúdo? Sim, outra vez. O que é que acontece a uma APP que instala e que não é atualizada com regularidade?
Pois, é desinstalada ou “chutada” para o quarto ecrã do smartphone que é o mesmo que dizer que morre.
Em muitos eventos ter um site e o aplicativo pode ser demasiado. Escolhendo e sabendo que a maioria dos acessos é via mobile, sugerimos a APP. Mas com estas notas em mente.
Se em vez disso quiser criar uma página/microsite partilhamos algumas considerações aqui.
A APP pode ser a cereja no bolo do seu evento e alavancar para fora da esfera dos participantes.
E acreditamos que nos eventos certos e com as ferramentas certas é fundamental.
Mas não basta instalar, ter o icon, menus e algumas ligações. Temos de os fazer sentir parte daquele evento, naquele momento, de criar e partilhar conteúdo que as pessoas se identifiquem.
Se quiser conhecer um aplicativo de teste, pode aceder a http://asser.biz. Pode saltar o registo. E este aplicativo não carece de instalação nas lojas iOS e Android, é um PWA (Progressive Web App).
Qualquer dúvida estamos por aqui em conhecer@asserbiz.com, pelo 938297575 se quiser saber mais sobre este e outros pontos para a tecnologia para eventos.
Até (muito) breve