Era uma vez um negócio. Servidores, máquinas, processos escritos no papel, instalações top, RH, tudo a postos, até uma sala de reuniões catita e uma central VOIP com IVR. Até agora não há dicas de Marketing. Se calhar também não importa…
Diretor de produção, contabilista, gestor comercial, logística, coordenador de RH, informático…
Responsável de Marketing? Não é preciso. O produto é palpável, e os negócios fazem-se cara-a-cara. E já há uma monofolha e uma apresentação comercial, e um logótipo colorido.
Batem à porta da empresa: querem vender qualquer coisa. Os olhos reviram-se.
“Vendedores, bah! “ – Não se apercebe que pela mesma porta está a sair a sua equipa comercial, pronta para fazer kms a bater à porta de outros que vão revirar os olhos.
O negócio rola, os clientes são sempre os mesmos, já se sabe as margens diminuem mas cá se vai andando – nada como o gerúndio…
O telefone toca. Um cliente habitual indica que vai comprar a outro. Não pode ser. Que outro? Encontrou onde? Internet? Tretas. E dá garantia e entrega. Não acredito.
O comercial volta da ronda e está pronto a desancá-lo. Como foi possível perder este cliente? Andaste a dormir não foi? Para quem perdemos? Para uma empresa que o cliente viu na net?
O que é que eles têm que você não tem? Resolve fazer uma investigação.
1 – Pesquisou, encontrou – Procurou pelo nome, por produto e lá estava ela nos primeiros resultados e na publicidade. Devem estar cheios dele (de dinheiro). Toma lá 10 cliques para saberes o que é bom.
2 – Website atualizado, e “porreiro” – Estão lá produtos como os seus. O que são, para que servem, como encomendar, prazos de entrega, testemunhos, fotografias, contatos, e vejam só, até está uma pessoa a responder num chat. Já viram isto?
3 – Partilha de conteúdo para quê? – Ui, então deixou lá o contacto e começaram a enviar informação? Parvos, estão a dar o ouro ao bandido, ah ah ah. Para que é que estão a dar esta papinha toda ao cliente? Se ele usar isto como estão a dizer compra menos… Ensiná-lo para quê?
4 – Estão em todo o lado! – Foi à página do Facebook, estavam lá. No email, no site, na publicidade, até na página do jornal económico que está a ler. Toma lá mais 10 cliques.
5 – Que é feito da missão, valores e objectivos? – Eles falam com os clientes. Onde se viu isto? Parece que quando lê, eles estão ali a dialogar consigo, a tirar dúvidas, a dar apoio. Como é que conseguem?
6 – Parece simples – o seu produto é complexo. Precisa de alguém para explicar, e eles fazem gráficos, fotografias, textos, barras e tornam-no perceptivel a qualquer um. Enterra-se na cadeira – não devem ter bom serviço
7 – Resposta rápida, informada e próxima – telefonou, atenderam. Tentou, não o fizeram mas ligaram de volta. Responderam ao formulário, ao Facebook ao email. Em minutos. Fez o mesmo na sua própria empresa, para o geral. Silêncio. Sem resposta.
Dizem que utilizam bem o Marketing. Mas isso não são flyers, logos, tabelas de preços, catálogos?
Há mesmo que se preocupar com isso? Há mesmo dicas de Marketing?
O Marketing é a arte de criar negócio, de ganhar clientes que fidelizam e que apreciam o serviço, de fazer as pessoas chegar até nós. Porque querem.
O Marketing é a arte de fazer comprar quando antes pensávamos em vender.
O Marketing é a arte de dialogar, muitas vezes sem ver a cara.
O Marketing é a arte de servir a quem nos mais interessa.
O Marketing é a diferença entre um negócio ser bem sucedido e fracassar.
Até (muito) breve