O Empreendedorismo está aí! Imagens fantásticas de laptops e respetivos donos, sentados sobre um espelho de água, ou relaxados a fazer o que mais gostam.

Financiadores sempre dispostos a participar na “Next Big Thing”.
Ideias geniais com planos de negócio sustentados em crescimentos exponenciais.

Cool não é?

Dos que nascem quase 50% morre no primeiro ano.

Not so cool…

Sem querer sermos juízes em causa própria, como é que podemos partilhar a forma de viver saudavelmente nos primeiros anos, sem sermos presunçosos?

Na minha humilde opinião, a imagem de cima ilustra melhor o que somos: caminhantes no nevoeiro, num caminho nem sempre para o topo.

Vamos lá então explicar as dicas para empreendedores, mas em forma de provérbios

1 – Quem não tem dinheiro, não tem vícios;

É muito bonito mencionar provérbioas mas o que é que isto tem a ver? Esta é fácil. Início da empresa, computadores catitas para todos, um carro, ordenado “decente” senão não vale a pena… contratar um Diretor Comercial se calhar…

Não. O dinheiro ao início vale mais do que ouro. Deixemos os computadores xpto e o carro ypto para depois quando dermos dinheiro. Agora é altura de semear. E se queremos logo tirar um “ordenadão” tenhamos consciência que estamos a empobrecer a empresa, a tirar-lhe força e o investimento.

E o que falamos quando mencionamos investimento?

Imagem, comunicação, Marketing Digital, matérias primas, licenças, deslocações. Em relação a colaboradores é ótimo poder ter alguém a bordo, mas temos de já ter estratégia, objectivos e tarefas senão sentiremos os dias, semanas, meses a passar…

Os vícios que venham depois…

2 – A natureza deu-nos duas orelhas e uma só boca para nos advertir de que se impõe mais ouvir do que falar;

Somos os maiores, sabemos disto e daquilo, queremos mostrar aos clientes que connosco ficará sempre tudo bem, propostas de 30 páginas a explicar o que somos, processos, o que temos, os cursos, licenças, prémios e…

O cliente adormeceu…
Primeiro: quando recebem uma proposta o que fazem? Concentram-se a ler as páginas de descrição de quem a fez ou saltam para o preço? (silêncio).

E se a proposta começar com a identificação das necessidades do cliente, a descrição dos seus desejos? Hum, ok.

Os clientes querem saber…bem, deles próprios.E têm um tempo muito limitado. Como nós.E para sabermos o que querem, temos de ouvir.
“Páre, escute e olhe” já dizia uma campanha bem antiga de sensibilização para a segurança ferroviária.

O cliente é a estrela. Se nos quisermos colocar como tal temos uma ótima oportunidade na viagem depois do fecho do negócio a ouvir “We are the champions” sozinhos.

Ninguém gosta de “desgraçados” e de demasiado “engraçados”

Aqui fica outro provérbio destas dicas para empreendedores
“Mais vale cair em graça do que ser engraçado”

 

3 – À primeira caem todos, à segunda cai quem quer, à terceira cai quem é tolo;

Um dos meus provérbios preferidos.

Como empreendedor que se tornou empresário, caí.

Duro, no chão.

Na nossa empresa, olhámos para o Excel, propostas, abordagem e pensámos “Bom, se calhar o mercado não está errado, nós estamos errados!”.

Vimos quais eram os serviços que podiam gerar mais receita, mais vezes.

Começámos a focar num público-alvo mais restrito.

Deixámos de ter serviços que nos roubavam tempo e davam pouca margem. Ponto final, sem lágrimas.

Em vez de ter um menu extenso, temos “Cardápio” pequeno.

Menos potenciais clientes mas comunicação mais focada. Mais oportunidades, mais partilha de recomendações, mais negócios.

Mas isto implicou cair. Uma vez, à segunda já só tropeçámos.
Os erros existem para aprendermos com eles. Se tivermos de mudar tudo, façamo-lo. Sem vergonha.

Ah! A capacidade de dizer não condiciona a capacidade de dizer sim.Ao ínicio tudo mexe. Com o tempo, já sabemos que o vento e as nuvens podem indicar mau tempo. Não tenhamos medo de fechar portas, desde que o façamos sempre com respeito, mas o nosso tempo é o bem mais precioso que temos.
O post já vai longo, foram logo três provérbios de uma vez.

Até à próxima!