Missão, Valores, Objetivos, portfolio, quem nós somos e por aí adiante… É mesmo preciso uma campanha de marketing com estratégia, conteúdo? Não está lá tudo?
Confiança, credibilidade, flexibilidade, “taylor-made”, sinergia, rapidez, checked…
Camisas azuis de mangas arregaçadas, gráficos a crescer, computadores portáteis a serem teclados em locais edílicos, executivos de fato a arrancarem para uma prova desportiva…
Percorremos dezenas (ou mesmo centenas) de sites, emails, conteúdos que nos remetem para uma linguagem cuidada mas distante. Feita para não destoar, cumprindo as regras…de há alguns anos. Então, os nossos 8 segundos de atenção esfumam-se e seguimos para o resultado seguinte do motor de busca.
“O segredo é a alma do negócio”…
É uma frase interessante nos dias de hoje. O que pensamos de quem esconde, oculta, de quem tem segredos? É de confiança? Provavelmente ficamos com o pé atrás.
Uma das ferramentas de Marketing mais preciosa é a partilha de conteúdo (de preferência interessante para o potencial cliente) e esta traz-nos algumas vantagens. E quais são?
1 – Criamos uma relação – quem nos lê, pesquisa, procura está a estreitar a relação connosco. E ao fazê-lo vai criar uma confiança naquilo que produzimos (se for de confiança).
2 – Qualificamos os contactos – quem sabe o que fazemos, como fazemos, com quem fazemos, está a esclarecer as suas dúvidas e a resolver as suas ansiedades antes de chegar a nós. E quando chega já vem mais formatado e qualificado para aquilo que queremos oferecer.
3 – Ganhamos tempo e recursos – O que prefere? Pegar no carro e na “Apresentação Institucional” e fazer-se à estrada a bater dezenas de portas? Enviar um email não solicitado A/C Gerência/Departamento xpto? Ou trabalhar oportunidades onde o tempo e o processo de decisão são mais fáceis devido ao que o cliente sabe de si, sem que lhe tenha sido imposto? Como é que acontece? Com conteúdo que ele considere interessante
4 – Tornamo-nos especialistas – Quem ganha mais? Alguém que oferece mais ou menos muitos serviços, ou outro que é especialista num conjunto restrito de serviços? Com quem prefere trabalhar? Com um “faz-tudo” ou com alguém que percebe do assunto que lhe coloca em mãos? Tornar-se um especialista não é apenas aumentar o leque de conhecimentos. É mostrá-los, exemplificá-los, partilhá-los. Com humildade. O mercado lida mal com sobranceria.
5 – Aumentamos probabilidade de recomendação de não clientes – esta parece ardilosa. Quantas vezes não tivemos pessoas a ler/ver que nunca foram clientes? Mas que falaram a outros? “Digo-te quem és pela forma como tratas quem não precisas?”. Hoje em dia todos são clientes, os que compram, os que recomendam, os que partilham.
A partilha de conteúdo, longe de ser uma estratégia inocente, é uma das ferramentas de Marketing mais poderosas pois demonstra autoridade, preocupação com o que é importante para o cliente, e é uma forma saudável de criar relações sólidas com o mercado. Dá trabalho, pode ser copiada por outros (risco), mas no fim, pode dar ótimos frutos.
Veja-se o caso dos chefs de cozinha que partilham tudo o que sabem… e mesmo assim têm os seus restaurantes cheios e os seus livros e workshops pagos, esgotados.
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