Ufa, acabou de sair daquela loja e comprou aquela prenda especial para o seu mais-que-tudo. El@ vai adorar e já imagina o seu sorriso a brilhar a olhar para si.
Chegou o momento: a música e o jantar, juntamente com um vinho de eleição, douram o ambiente. Lentamente faz aquele jogo do adivinha para provocar mais curiosidade.
El@ rasga o embrulho tal criança excitada! Os olhos iluminam-se! A respiração aumenta!
“Que lindo! Gostei muito!”
Espera! O quê?! Só isso, não há fogo de artifício, aquele abraço rendido? Que aconteceu? Demorou tanto tempo a escolher, achava que era mesmo aquilo e até se lembrou da data…
Pois… talvez a expectativa fosse alta ou simplesmente aquela prenda fosse a ideal para si… e não para o seu mais-que-tudo.
Imagine que estamos a falar do seu negócio. E quer fazer “aquela” grande impressão para Angariação ou Fidelização do Cliente.
Você apostou tudo “naquele” email, “naquele” post, faz tudo para seduzir o seu cliente, tem um site catita, uma imagem cuidada, ele vai comprar-lhe tudo o que tem para oferecer.
Investiu “naquele” brinde, “naquele” evento, “naquele” logo…
Olha para o mail, site, loja, google analytics, facebook, do outro lado…nada.
O que aconteceu?
Será tão diferente daquele cenário aparentemente paradisíaco com a sua cara-metade?
Vejamos:
a) Expectativas elevadas
b) muita carga num único momento
c) percepção do que o cliente aprecia “loucamente”
d) foco em si e não nele
e) espera retorno imediato
Será que o cliente não é um pouco como a sua cara-metade? A fidelização do cliente não é semelhante por vezes a uma relação pessoal?
Não é melhor ir mimando um pouco?
Não é melhor dar menos mas adequado ao momento?
Não é melhor ir-se lembrando dele de vez em quando em vez de ser naquela data especial?
Sabe mesmo o que ele quer, ou o que você gostaria que ele quisesse?
A comunicação é um pouco disto. Um enamoramento que carece de consistência, continuidade, de constante “mimo”, do cliente sentir que pensou no que ele queria e não no que você gostava.
Está a dar a prenda ou os mimos que ele quer?