Inquérito de satisfação de eventos, estudo de satisfação, avaliação, há muitos nomes para esta fase.
Há quem não pense nisso, não tenha, não faça, não dê valor, é legítimo.
Mas os ganhos valem bem a pena.
Como medir o impacto, a intenção de regresso ou recomendação, os pontos a melhorar e os pontos mais apreciados?
Como saber de onde vieram, como conheceram, o que assistiram, o que consumiram?
Sim, nem sempre se vive de perguntas de 1 a 5, é possível recolher muita informação de forma mais aprofundada. Que tipo de pessoa, com quem veio, quantos dias ficou, até medir o impacto económico.
E num evento de vários dias ou de muitas horas permite inclusivamente corrigir pequenas falhas (multibancos que não funcionam, sinalética, casas de banho, climatização…).
Como é que permite? Porque os dados são integrados…em tempo real.
E como obter as respostas? Depende do evento, mas vamos dar aqui várias hipóteses:
- Presencial – à saída do evento ou já no fim aleatoriamente, por exemplo com tablets. Porquê? Porque pouca gente gosta de ver resmas de papel (inclusive os entrevistadores)
- Pela internet e Redes sociais – em eventos abertos ao público em geral, se trabalhou as redes sociais ou site, é certamente uma boa fonte de respostas. O risco é ter respostas de quem não foi mas pela experiência tem muito pouco significado e pode recolher centenas de resposta
- Por email e SMS – em eventos mais fechados, o agradecimento pode servir como convite a contribuir com a opinião.
O inquérito de satisfação de eventos serve não só para melhorar o evento corrente, avaliar no final mas também e muito importante, preparar os próximos.
Se a isto juntarmos inquéritos a expositores de feiras, congressos, ou festivais, ficamos com uma avaliação 360º que nos permite começar a vender e preparar próximas edições e trabalhar sobre os insatisfeitos, JÁ!
Ah, e para fazer um bom estudo não são necessárias estatísticas complexas, nem testes de hipóteses (com todo o respeito pela estatística). Interessa ter dados acionáveis, legíveis e principalmente úteis.
Deixamos com um exemplo em https://form.jotform.com/inscricaopt/inqueritosatisfacao2910 que pode ser enviado por email, sms, feito no evento, ou caso tenha uma plataforma de webinar, partilhado por essa via.
Outro exemplo que pode ser colocado num stand com tablet em https://simplefeedback.inscricao.pt/v2/
Até breve.
E estamos à distância de um contacto : conhecer@asserbiz.com, 938297575 (chamada para a rede móvel nacional)
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