Alguns dos momentos marcantes da nossa vida estão relacionados com jogos… e eventos. Desde crianças, uma das formas de aprendizagem é através dos jogos: a macaca, o stop ou aos “países” (sim, estou a chegar aos 40), damas, dominós e por aí adiante.
Nos últimos anos os smartphones e tablets ocuparam muito desse espaço mas o objectivo é o mesmo. Jogar, ser desafiado, e cumprir um desafio.
Se recuarmos no tempo, os maiores eventos são… jogos.
Os Jogos Olímpicos, os campeonatos de Futebol ou a Super Bowl. Esta associação emocional é muito forte e desde há algumas décadas os “Srs.” do Marketing tentam transpor para a lógica do produto/serviço: cupões, selos para trocar por brindes, cartões de fidelização, são os “cromos” e tudo serve para tentar prender a atenção do incauto consumidor.
A gamificação de eventos veio para ficar
Sim, os eventos são a arena ideal para promover a Gamificação e ainda está no início. E porquê?
- Os participantes estão focados no evento, no tema, no local, nos outros participantes. Ações de envolvimento, como jogos, aumentam esse foco;
- O evento é um momento de comunicação de marcas, entidades, e conceitos – como é que podemos captar essa mensagem de forma mais profunda? Através de jogos, concursos, experiências. Não será melhor que o método expositivo “Professora do Charlie Brown”?
- A evolução da tecnologia permite experiências imersivas, em tempo real, competitivas, globais, por forma a levar o evento… para o nível seguinte;
- Com o crescente número de distrações, de eventos e ocorrências, os eventos competem entre si, pela presença na mente e memória dos consumidores. E nada melhor do que algo que nos desafie.
Ok, e onde é que faz sentido a gamificação em eventos?
Em conferências médicas?! Sim, porque não? Este artigo Gamification em simuladores de Cirurgia menciona o facto desses simuladores de cirurgia poderem ajudar a melhorar as capacidades…
Surpreendidos?
Mas não vamos tão longe… comecemos pelos eventos corporativos, congressos ou reuniões de networking. O que pode ser feito?
- Votações, inquéritos – nada melhor do que fazermos um “trivial pursuit” com outras centenas de pessoas ou contribuírmos para a evolução de um determinado tema com votação das questões; E de 0 a 20 qual a nossa classificação num determinado questionário?
- Matchmaking – Encontros?! A sério? Sim. Como já mencionámos noutro artigo, não há pior do que ir para um evento sem saber quem lá vai estar e/ou falar com alguém e não saber nada sobre essa pessoa. A troca antecipada de contactos, marcação antecipada de reuniões e de interesses comuns é uma forma de gamificação;
- Realidade Virtual – quer mostrar o seu produto? Faça-o em 3D com óculos VR em Smartphones, ainda é uma novidade e bem direcionada leva a momentos de “uau” por parte dos participantes;
- Concursos – Partilhas de imagens, de conteúdo, melhor frase, the sky is the limit
- “Caça ao tesouro” – Isto ainda existe? Sim, e imaginem com geolocalização, podendo ter uma rota por stands de expositores, por artérias da cidade ou da feira, não é isso o Pokemon GO também?
A gamificação em eventos é a cura para todos aqueles momentos cinzentos onde a marca se esforça por fazer passar uma mensagem e os participantes (alguns claro) anseiam pelo coffe break. E com tecnologia a ajudar, não há motivo para fazer…
E como implementar dinâmicas de gamificação em eventos?
Com plataformas como o Mentimeter.com que permitem gerir perguntas da audiência e fazer quiz. (mais info aqui).
Uma plataforma de forms como o jotform.com com imagens, escolhas múltiplas, permite a dinamização de jogos em equipa, com pontuações, rankings e etapas.
Pode criar aplicações móveis, em que se dinamiza o chat, o match making. Também na inscrição onde com os gostos/hobbies dos participantes, se podem pensar em atividades segmentadas. Por exemplo, com jogos de tabuleiro, atividades radicais, workshops de cozinha para vários tipos de participantes.
A gamificação permite trazer o prazer para o profissional, tirar mais partido de uma ação de marca, de um evento, aumentar a motivação de colaboradores. É muito mais do que perguntas e rankings.
Se quiser saber mais, estamos ao dispor pelo conhecer@asserbiz.com, pelo 938297575 (chamada para rede móvel nacional) e temos mais artigos e serviços em asserbiz.pt/servicos.
Outros artigos que podem ser do interesse