Marketing

Início/Marketing
Marketing2020-04-07T17:32:59+00:00

Porquê criar um blog empresarial? A melhor ferramenta para o pós pandemia.

By |Abril 5th, 2020|Categories: Em destaque, Marketing|

Este artigo dirige-se a decisores de microempresas como eu. Foi escrito em abril de 2020, num período para muitos de quebra muito acentuada de atividade. Porquê criar um blog. Prepare-se, é algo extenso. Mas espero que valha a pena. Para muitos, como eu, o tempo sobra. Num negócio pequeno podemos antecipar tarefas, melhorar processos, mas bem…o negócio é pequeno. Se [...]

Comentários fechados em Porquê criar um blog empresarial? A melhor ferramenta para o pós pandemia.

Medir a Satisfação no trabalho no período da pandemia

By |Abril 4th, 2020|Categories: Avaliação de satisfação, Marketing|

Reuniões à distância com caras sorridentes, ambientes remotos de colaboração, happy hours de equipas virtuais, cursos online, palestras e webinars. Desde há menos de um mês passamos todos a colaborar em ambiente remoto. Estamos em casa, com os nossos. E a satisfação no trabalho, como está? Não sabemos. Muitos de nós, decisores, temos medo de perguntar. Muitos dos colaboradores poderão [...]

Comentários fechados em Medir a Satisfação no trabalho no período da pandemia

Como organizar um evento online com o Facebook Live?

By |Março 27th, 2020|Categories: Eventos, Marketing|

Desde o início da pandemia do COVID-19, que o ambiente de trabalho e eventos se transformou de forma radical. Os eventos e turismo foram as áreas mais impactadas desde o primeiro momento. Ferramentas de colaboração entre equipas, vídeo-conferências, partilha de apresentações, passaram a fazer parte do dia-a-dia de grandes empresas mas também de micro-negócios. Marcas e serviços reinventaram-se: ginásios passaram [...]

Comentários fechados em Como organizar um evento online com o Facebook Live?

Implementar o teletrabalho: Muito mais do que ter PC e Internet. Os mitos e algumas ideias

By |Março 6th, 2020|Categories: Marketing, Nuno Seleiro|

Nos últimos dias planos de contigência são elaborados com pompa e circunstância para implementar o teletrabalho num período de ausência. Dezenas, por vezes centenas de páginas de artigos, recomendações, passos a tomar. Por vezes e não poucas ouvem-se questões “Tens PC em casa que dê para trabalhar e net?”. Pode ser preciso se houver ausência. Na imagem podem ver o [...]

Organizar eventos online: A oportunidade para os próximos meses, ou o início forçado de uma Transformação Digital nos eventos?

By |Março 4th, 2020|Categories: Em destaque, Eventos, Marketing|

  Desde já as minhas desculpas por destapar o elefante que já está na sala. No espaço de uma semana, o que era certo, está cancelado. Não há praticamente contactos ou propostas até maio. E depois vem o verão que em Portugal tem 3 meses.   Como é que as marcas e instituições vão comunicar com o seu público-alvo até [...]

Acreditação Eletrónica de Congressos: O caso de estudo do 38º Congresso do PSD

By |Fevereiro 13th, 2020|Categories: Em destaque, Eventos, Marketing, Nuno Seleiro|

"Queremos dar um passo à frente na Acreditação dos nossos Congressos começando já no próximo." Tudo começou em janeiro, a menos de um mês do evento que reúne milhares de militantes do PSD. Um contacto por email e depois telefónico. O que seria possível fazer neste tempo para acolher os participantes de forma inovadora?   Acreditação Eletrónica de Congresssos - [...]

7 erros de Gestão de uma Microempresa

By |Janeiro 7th, 2020|Categories: Marketing, Nuno Seleiro, Uncategorized|

Porquê falar dos erros de gestão de uma microempresa, quando há tanto de bom não é? Eu sei, eu sei, parece que ando sempre a falar do negativo, dos erros, dos equívocos, do que pode correr mal. Com um discurso hiper optimista que evoca a energia, a ética, o trabalho árduo, a liderança, o querer, o mostrar que se está [...]

O que considerar no primeiro ano de empreendedor

By |Janeiro 6th, 2020|Categories: Marketing, Nuno Seleiro|

Car@ aqui ficam as dicas para um empreendedor, de outro empreendedor, de uma micro empresa. Bem vindo a uma das profissões mais solitárias que existe. Os pontos que partilho podem ser fruto de erros, de fracassos e alguns sucessos. Não há fórmulas certas mas há caminhos. Quase 50% dos negócios cai em 24 meses e a maior parte desta [...]

Estudos de Mercado para empresas: Ferramentas e motivos para fazer em todas suas fases

By |Agosto 20th, 2019|Categories: Avaliação de satisfação, Marketing, Sem categoria|

Os estudos de mercado estão associados historicamente a pesquisas de lançamento de produtos, serviços ou empresas, por forma a definir o público-alvo, a comunicação, os argumentos de venda e mesmo a viabilidade, entre outras variáveis. Com a crescente preocupação com a satisfação dos compradores/consumidores/utilizadores, surgiram os estudos de satisfação, que, à sua maneira são estudos de mercado. Quem gosta mais, [...]

Como criar uma Página de Inscrição para eventos?

By |Julho 26th, 2019|Categories: Eventos, Marketing|

Criar uma página de inscrição para eventos, com boas práticas segue o exemplos das "Landing Pages". O nome Landing Page significa página de destino ou entrada e para que possam ajudar a captar a atenção do nosso alvo, deverão entre outras, de ter algumas características. Mas antes, quando entra numa loja à procura de um determinado bem ou serviço, o [...]

Voltamos à simplicidade – Smileys Happy-or-Not para medir satisfação

By |Novembro 30th, 2018|Categories: Avaliação de satisfação, Marketing|

Já alguma vez pensou que o sorriso é a forma mais universal de comunicação? Ultrapassa idiomas, culturas e religiões. É quase inexplicável. Na Asserbiz há muito que trabalhamos com a medição da satisfação. Como? 1) Com o SMS Marketing com links de agradecimento e URLs para questionários 2) Com entrevistadores e tablets, na Exponor, ANJE, em Festivais e Feiras em [...]

Mindfulness nos Eventos? Como ter os seus participantes “presentes”.

By |Janeiro 5th, 2018|Categories: Em destaque, Eventos, Marketing|

Atenção parcial é o fenómeno que nos invade centenas de vezes por dia. Enquanto está a ler este texto, provavelmente algo está a apitar, a chamar por si, a dispersar o seu foco. É este fenómeno que faz com que nos esqueçamos de comprar o leite, de conduzirmos sem nos lembrar dos pormenores do caminho, ou de voltar atrás porque [...]

5 dicas para aumentar a produtividade no regresso ao trabalho

By |Setembro 3rd, 2017|Categories: Em destaque, Marketing|

Dicas para aumentar a produtividade? Já? Ainda não estamos de férias? Uma melancolia invade a mente, para alguns começam as noites interrompidas por pensamentos de tarefas a fazer aquando do regresso ao trabalho. No trânsito, caras fechadas, impacientes, semblantes cerrados. E nós também nos tornamos menos pacientes, pois os horários e obrigações regressam. Quase sem aviso. E até revira os [...]

4 dicas que facilitam a vida da Gestão de Inscrições para Eventos

By |Maio 26th, 2017|Categories: Eventos, Marketing|

Sim vamos falar da tecnologia nomeadamente para a Gestão de Inscrições para Eventos. Espere, não revire já os olhos. Os bites e bytes, as cenas da cloud não são para aqui chamadas. Vamos dar umas dicas para poupar tempo para quem organiza eventos e recursos.   Formulário de Inscrição já preenchido E que tal se no convite da inscrição remeter [...]

As 5 semelhanças entre o Marketing Digital para pequenas empresas e correr uma maratona – e porque pode ser relevante para o negócio

By |Março 5th, 2017|Categories: Marketing, Sem categoria|

Eu nunca corri uma maratona. Mas tenho muitos amigos que do nada, começaram a treinar e passados anos, correram e eternizaram o sorriso na linha da meta. Partilharam a sua experiência, o caminho que fizeram até esse momento. Mas o que é que isto tem a ver com o Marketing Digital para pequenas empresas? De acordo com os seus testemunhos, [...]

Organização de Eventos de Natal: Formas do digital ajudar em 4 momentos

By |Outubro 30th, 2016|Categories: Eventos, Marketing|

Estamos a chegar aos crónicos momentos em que a organização de eventos de Natal preenche o calendário de empresas, marcas, instituições e grupos de amigos. Colaboradores e parceiros reúnem-se para se rever, laços profissionais estreitam-se e faz-se um balanço do ano que vai terminar dentro em breve. Para quem organiza, a azáfama começa agora: locais a escolher, ementas, equipas de [...]

Porque é que os clientes não caem de maduro quando chegamos à primeira página do Google?

By |Setembro 6th, 2016|Categories: Marketing|

Chegámos ao topo! Depois de um site institucional, da descrição correta do nosso negócio, quando fazemos uma pesquisa, estamos lá! Na primeira página do Google! Agora é que vai ser! Semanas, meses, lemos alguns livros, contratámos algumas pessoas, isto do Marketing Digital está a pegar. Estamos lá. Quando pesquisarem, pumba, somos nós que aparecemos. Venham daí esses contactos e negócios! [...]

Insert Coin: Gamificação em Eventos, entregue a sua mensagem

By |Agosto 24th, 2016|Categories: Aplicações Móveis, Em destaque, Eventos, Marketing|

  Alguns dos momentos marcantes da nossa vida estão relacionados com jogos... e eventos. Desde crianças, uma das formas de aprendizagem é através dos jogos: a macaca, o stop ou aos “países” (sim, estou a chegar aos 40), damas, dominós e  por aí adiante. Nos últimos anos os smartphones e tablets ocuparam muito desse espaço mas o objectivo é o [...]

Marketing Digital para Municípios: Aumente o envolvimento com a Comunidade

By |Agosto 21st, 2016|Categories: Marketing|

Já lhe aconteceu tomar conhecimento de um evento, de uma ocorrência, depois desta ter acontecido e ter dito “Se eu tivesse sabido antes...”.     Antes da Internet, os canais de comunicação baseavam-se nos jornais locais ou nacionais, na rádio ou televisão, nos cartazes ou flyers colocados nos sítios onde sabia que as pessoas passavam. Mas hoje a realidade é [...]

Gestão de Informação para Municípios: Sabe tudo sobre o tecido empresarial local? Como conhecer melhor.

By |Agosto 21st, 2016|Categories: Eventos, Marketing, Sem categoria|

No séc. XX, a morada da empresa, o telefone fixo e o CAE eram dados suficiente e necessários para se afirmar que se sabia tudo sobre a informação do tecido empresarial. Mas os últimos anos vieram trazer novas realidades: email, site, redes sociais, actividades diversas e moradas virtuais trouxeram um novo ecossistema económico dentro dos nossos Municípios. Desde empresas de [...]

Software para Gestão de Eventos: Receitas para deixar de usar papel

By |Agosto 20th, 2016|Categories: Em destaque, Eventos, Marketing, Sem categoria|

Software para Gestão de Eventos: Receitas para deixar de usar papel Ingredientes: 1 página de inscrição (p.e. Instapage.com, unbounce.com, site em Wordpress) 1 Conta Canva https://www.canva.com/pt_br/ 1 campanha de Rede Social (facebook.com) 3 email marketing (Mailchimp.com, mailerlite.com ou e-goi.pt) 3 sms marketing (várias escolhas) 1 acreditação eletrónica (zkipster.com com tablets) 1 aplicação móvel (buildfire.com, Goodbarber.com)   Como vamos usar este mix de [...]

5 dicas para melhorar (muito) as suas campanhas de sms

By |Agosto 14th, 2016|Categories: Em destaque, Marketing|

Depois de “tantos” anos de evolução tecnológica, a SMS ainda continua a ser lida 95% das vezes. Então como é que ainda é possível melhorar as suas campanhas de SMS, quando muito já foi feito? E já agora porque é que ainda é relevante? Porque é rápida, não necessita de configurações, nem complicações e o caso fica encerrado quando a lemos. [...]

“Faça-me uma proposta e vamos testar isso…” – Porque é que os (bons) Serviços de Marketing não devem ser gratuitos

By |Agosto 12th, 2016|Categories: Marketing|

O tema é incómodo, especialmente num período onde muitos de nós não querem pensar muito. Já basta o resto do ano. Vamos supor que precisamos de uma pintura para a casa, de um arranjo para o carro, de ir a um restaurante saborear um peixe acabado de pescar. Alguém consegue chegar a um desses negócios e dizer: vamos testar durante [...]

Gestão de Eventos em Municipios. Saiba como a tecnologia ajuda a criar impacto junto do público.

By |Julho 26th, 2016|Categories: Aplicações Móveis, Avaliação de satisfação, Eventos, Marketing|

A gestão de eventos em Municípios é uma atividade com exigências nos novos tempos e que ao adaptar-se, melhora a qualidade do trabalho de quem organiza e da experiência de quem vive os eventos. Parecem já longe os tempos onde cartazes, posters no “Café Central” e publicações nos jornais locais eram suficientes para cativar participantes nos eventos ao público. Hoje com a [...]

7 Dicas para tirar mais proveito das férias

By |Julho 19th, 2016|Categories: Marketing|

Quando é que as férias correm da forma como queremos? Quando é que piscina ou água do mar vai estar à temperatura que queremos? Quando é que o telefone não tocará ou teremos capacidade de desligar do trabalho? Na nossa mente. Estamos a tentar fechar tudo à última. “Desta é que é, não vou ver emails, vou passar todos os assuntos, [...]

O que a Dory faria? Uma reflexão diferente sobre os negócios

By |Junho 28th, 2016|Categories: Marketing|

No passado dia 23 de junho estreou em Portugal a sequela de um dos filmes mais queridos do Público – À procura de Nemo, neste caso À procura de Dory. Este post não vai tecer considerações sobre o filme em si, não só para não ser spoiler mas também porque o gosto depende de cada um. Mas o filme, como [...]

Dicas de Marketing: 7 erros que comete ao deixar o Marketing para trás

By |Junho 13th, 2016|Categories: Marketing|

Era uma vez um negócio. Servidores, máquinas, processos escritos no papel, instalações top, RH, tudo a postos, até uma sala de reuniões catita e uma central VOIP com IVR. Até agora não há dicas de Marketing. Se calhar também não importa... Diretor de produção, contabilista, gestor comercial, logística, coordenador de RH, informático... Responsável de Marketing? Não é preciso. O produto [...]

Ferramentas de Marketing: As 5 vantagens da partilha de conteúdo. Vai ver que não dói nada

By |Abril 27th, 2016|Categories: Marketing|

Missão, Valores, Objetivos, portfolio, quem nós somos e por aí adiante... É mesmo preciso uma campanha de marketing com estratégia, conteúdo? Não está lá tudo? Confiança, credibilidade, flexibilidade, “taylor-made”, sinergia, rapidez, checked... Camisas azuis de mangas arregaçadas, gráficos a crescer, computadores portáteis a serem teclados em locais edílicos, executivos de fato a arrancarem para uma prova desportiva... Percorremos dezenas (ou [...]

Como fazer uma boa proposta comercial para captar a atenção

By |Março 27th, 2016|Categories: Marketing|

Alarme: um gajo de marketing a falar da proposta comercial! Os olhos dos comerciais reviram-se, com todo o palavreado que gostamos de colocar. Pois este gajo do marketing também é comercial e já o fui em “exclusividade” durante 6 anos. Tendo passado de um grande grupo para uma “nano” empresa, os recursos, discurso e tempo são escassos, o que, confesso... [...]

Os 7 mitos sobre os Serviços de Marketing Digital “Faça você mesmo” (Atenção: pode conter frases humoradas)

By |Março 16th, 2016|Categories: Marketing|

Boas, o meu nome é Nuno e sou micro-empresário. Fundei uma empresa que faz estudos de mercado e não gosto de estatística, fui gestor de marketing num grande grupo com uma cadeira de marketing feita, fui comercial de time-sharing e detestei e estive 10 anos na dúvida se voltaria a ser comercial, e agora tenho serviços tecnológicos para eventos e [...]

Serviços de marketing em Castelo Branco

By |Março 2nd, 2016|Categories: Marketing|

Dizem que o interior não tem futuro. Dizem que não é possível aproveitar as potencialidades do nosso país para nos expandirmos. Não acreditamos nisso. Castelo Branco tem uma situação ímpar, perto de Espanha, a menos de 2 horas de Lisboa, Coimbra, Guarda. E temos o Nuno Martins que é a prova que podemos ter uma equipa em vários pontos do [...]

Dicas para empreendedores em forma de provérbios

By |Fevereiro 17th, 2016|Categories: Marketing|

  O Empreendedorismo está aí! Imagens fantásticas de laptops e respetivos donos, sentados sobre um espelho de água, ou relaxados a fazer o que mais gostam. Financiadores sempre dispostos a participar na “Next Big Thing”. Ideias geniais com planos de negócio sustentados em crescimentos exponenciais. Cool não é? Dos que nascem quase 50% morre no primeiro ano. Not so cool... [...]

7 lições para empreendedores em forma de provérbios – O inicio

By |Fevereiro 14th, 2016|Categories: Marketing|

  Quase 50% dos negócios falham no primeiro ano de vida. Os motivos são muitos, os reais, os inventados, os projetados. O mercado, as condições, a conjuntura, o alinhamento das estrelas, “aquele” negócio que não se fechou... No fim do dia, quando as luzes se apagam, podemos colocar a culpa em tudo e todos, mas somos nós os principais culpados. [...]

Asserbiz reforça presença nacional com serviços de marketing no Interior Centro

By |Dezembro 29th, 2015|Categories: Marketing|

Em 2016 reforçamos presença a nível nacional com representação física em Castelo Branco e assim fornecemos Serviços de Marketing em todo o Interior Centro. Sempre acreditámos no Interior, e ao longo do tempo fomos cimentando trabalhos e parceiros numa zona do país que tem muito potencial, pessoas competentes, trabalhadoras e espírito combativo. Assim, a Asserbiz reforça presença no interior com [...]

As vantagens do Marketing Digital para empresas: Não pergunte o que pode fazer por si mas sim o que pode fazer com ele

By |Dezembro 12th, 2015|Categories: Marketing|

Era uma vez uma pequena empresa que tinha bons clientes e era estável, mas cuja faturação dependia do Pareto: 80% em 20% de clientes. Tinha um site e via as vantagens do Marketing Digital, mas o tempo era escasso. Estava nas Redes Sociais, enviava email profissional e até tinha uns serviços inovadores. Tinha site e a dada altura partilhou com um [...]

5 passos para fazer a sua própria campanha de SMS Marketing

By |Dezembro 8th, 2015|Categories: Marketing|

Fazer uma campanha de SMS Marketing é para alguns a melhor forma de chegar ao bolso dos clientes. E porquê a SMS? Porque tem mais de 95% taxa de leitura, porque é simples e apela a uma ação. E qual o objetivo? Depende, pode ser fornecer um desconto, um novo produto, uma campanha assertiva no tempo, algo que é para [...]

As semelhanças entre um negócio e o Xadrez (pode ler mesmo que não saiba jogar xadrez)

By |Dezembro 5th, 2015|Categories: Marketing|

  Com grande alegria minha, a escola do meu filho adotou o Xadrez como atividade extra-curricular. Para um ex-jogador como eu, é um motivo de alegria. Não pela oportunidade de vir a fazer carreira (alguém conhece um jogador de Xadrez bem na vida em Portugal) mas pelo que o jogo pode transmitir. Tive o prazer de “lutar” centenas de vezes [...]

As semelhanças entre o Marketing de atração e uma viagem no último comboio da noite

By |Novembro 26th, 2015|Categories: Marketing|

Não há praticamente ninguém na estação. O frio invade os pulmões à medida que corremos para o comboio. Espera-nos uma viagem pela noite dentro, com cabeças adormecidas encostadas à janela e silêncio dos telemóveis que já não tocam. Com a escuridão do outro lado, os sons tornam-se mais relevantes, como se nos tornássemos cegos por algum tempo. A esta hora, [...]

Mobilidade Total – o futuro do teletrabalho à distância de um clique em 4 minutos!

By |Novembro 1st, 2015|Categories: Marketing|

Todos queremos tratamento de hotel em casa e o tratamento mais caseiro possível num hotel. Nas empresas, também o empregador espera que o colaborador “vista a camisola” e pense sempre na empresa. Este quer ter mais reconhecimento, motivação e sempre que possível compensação monetária. Para garantir esta relação a la casamento, celebra-se assim um contrato, em que, normalmente o colaborador [...]

A importância do Marketing de conteúdo: o tempo azeda o mau e apura o bom

By |Outubro 12th, 2015|Categories: Marketing|

A importância do Marketing de conteúdo e a forma como pode ser bem feito, é um dos segredos mais bem guardados dos últimos anos. Vendem-se cursos, livros, palestras, tudo para captar a atenção dos cada vez mais “desfocados” clientes. Usa-se humor, inspiração, conhecimento, partilha de ideias. Dão-se conselhos, dicas, tudo em prol do poder da sedução de uma marca, um produto [...]

Plano de Marketing para PMEs: O que devemos reflectir sobre o nosso negócio?

By |Outubro 6th, 2015|Categories: Marketing|

Ao longo destes últimos anos, tenho tido a sorte de conhecer empresas em várias etapas da sua vida, algumas delas ainda na cabeça dos seus fundadores. Como na cozinha, um conteúdo atual deve ter os condimentos certos, ser melhorado para assim ser saboreado. Desde então, seja no escritório, em salas de formação ou na rua, assolam-me algumas questões quando me [...]

A partilha de conteúdo é a alma do negócio

By |Setembro 29th, 2015|Categories: Marketing|

Até há bem pouco tempo, era aceite de forma geral que um bom segredo era essencial para o sucesso: saber fazer contas, saber produzir numa fábrica, saber programar código informático, saber vender, saber a fórmula secreta de algo. Ainda hoje ávidos tubarões procuram licenciamentos e patentes. O segredo era a alma do negócio - dizia-se. Todos os que não compravam [...]

7 dicas de marketing para micro empresas

By |Setembro 17th, 2015|Categories: Marketing|

Sermos pequenos não significa nada hoje em dia. Mais do que uma ameaça, fazer bem o Marketing para Micro Empresas é uma oportunidade. Mais do que nunca conseguimos competir com os grandes. Porquê? Decidimos mais rápido, sabemos as estruturas de receita, não perdemos tempo com PPT. E no Marketing para micro empresas,  também é possível dar cartas. Como? 1) Ninguém se importa [...]

As receitas dos Chefs para um Marketing de Conteúdo de sucesso!

By |Setembro 7th, 2015|Categories: Marketing|

O que têm em comum Jamie Oliver, Nigella Lawson e o "infernal" Gordon Ramsay? São excelentes a fazer Marketing de conteúdo! Ah, e cozinham muito bem. Nos últimos anos chefs de cozinha transformaram-se em estrelas globais. Aliam imaginação, a capacidade de gestão de equipas em stress e ainda fazem a sua comunicação. Produzem programas, explorando novos segmentos e partilhando conteúdo. [...]

Fidelização do Cliente: Quem não é visto não é lembrado

By |Agosto 12th, 2015|Categories: Marketing|

Ufa, acabou de sair daquela loja e comprou aquela prenda especial para o seu mais-que-tudo. El@ vai adorar e já imagina o seu sorriso a brilhar a olhar para si. Chegou o momento: a música e o jantar, juntamente com um vinho de eleição, douram o ambiente. Lentamente faz aquele jogo do adivinha para provocar mais curiosidade. El@ rasga o [...]

Vantagens do SMS Marketing

By |Agosto 10th, 2015|Categories: Marketing|

160 carateres... Sim, são apenas 160 letras, números ou símbolos... Já nos fizeram sorrir, chorar, festejar, saltar, gritar... Já nos declararam poemas Já nos deram os parabéns Já nos lembraram daquela consulta Já nos anunciaram um nascimento Já nos desejaram Boas Festas Já nos disseram Adeus Já nos avisaram que ligavam mais tarde Já nos fizeram fechar um negócio Já [...]