No dia 15 de junho de 2021 fomos responsáveis pela organização do Webinar Combate à solidão e isolamento dos Idosos – Presente e Futuro
Como nasce este projeto?
Tivemos a oportunidade de ter uma colaboradora em regime remoto de estágio, da aldeia de Cortes, que realizou um trabalho, o “Reviver” que valoriza as histórias de vida. Pode conhecer melhor aqui .
Com o conhecimento dos últimos meses na Organização de Webinares e eventos digitais, porque não levarmos a cabo este projeto?
Quais foram as etapas que consideramos na organização?
Começamos por definir os objetivos principais:
- Permitir uma audiência a nível nacional a reflexão sobre o tema;
- Partilhar casos de trabalho de proximidade de Norte a Sul;
- Utilizar plataformas digitais para ilustrar a oportunidade de debate sobre temas, com investimentos controlados;
- Contribuir para o aumento de conhecimento sobre Marketing e Eventos para a Margarida, a nossa colaboradora.
De seguida, elaboramos o planeamento:
- Definição dos canais de comunicação;
- Convite e escolha de oradores e instituições;
- Escolha da plataforma e das ferramentas de interação;
- Alinhamento de comunicação com imprensa;
- Orçamentos para publicidade online.
Na fase de promoção optamos por uma abordagem digital e abordagem à Comunicação Social:
- Publicidade no Facebook tendo atingido 80.000 impressões e 293 registos;
- Assessoria de imprensa com visibilidade em vários formatos (Jornal Médico, Porto Canal, Rádio Comercial, Expresso;
- Site dedicado https://vamosacabarcomasolidaoeisolamento.pt/ com exemplos das iniciativas para perdurar no tempo.
Na fase de produção, foram várias as etapas:
- Criação de um guião do evento com os vários momentos, tempos, intervenientes;
- Realização de testes remotos com oradores e conhecimento aprofundado dos projetos por parte da moderação;
- Alinhamento das questões a abordar;
- Envio de lembretes aos participantes, com indicação da importância do direto mas que iria ser disponibilizada a gravação nas horas seguintes;
- Acompanhamento das questões dos participantes na plataforma.
No pós evento tivemos oportunidade de alavancar o evento:
- Disponibilização da gravação, permitindo 3x mais visualizações no espaço de 2 semanas;
- 30% de respostas ao inquérito de satisfação e envio de certificados de participação, com um índice de satisfação de 4,5 em 5;
Principais conclusões sobre a Organização do Webinar Combate à Solidão e Isolamento dos Idosos
- Abordagem de temática relevante com alcance nacional e mais de 500 visualizações em 2 semanas superiores a 60 minutos;
- Demonstração da Organização de um evento com orçamentos muito controlados, ao alcance de micro-empresas ou instituições, por oposição a orçamentos; incomportáveis se fosse presencial (150 participantes em direto poderiam implicar valores acima dos 5.000€ ou 10.000€ entre aluguer de espaço, vídeo, catering, equipas);
- Existência de iniciativas válidas em todo o país;
- Oportunidade criação de redes informais de contacto para partilha de experiências entre várias entidades locais, regionais e nacionais.
OK, e o que aprendemos em jeito de confissão?
- Quando os oradores são excelentes e genuínos, a plataforma fica em segundo plano. É o conteúdo que conta, SEMPRE;
- Quando Portugal joga há pouco espaço de notícias. Está fora do nosso controlo, poderíamos ter escolhido outra hora, é uma aprendizagem mas sem impacto no alcance pós-evento;
- Avaliar um evento pela quantidade de pessoas em direto (150 neste caso) é redutor. Avaliar pelo impacto pós-evento, contactos, alcance, é o mais adequado;
- Colaborar à distância é possível com qualidade – toda a equipa não se viu uma única vez ao vivo. Mas sabia os objetivos, as tarefas, os momentos de intervenção. Só tenho pena de não ter tido o prazer de ver os participantes, oradores e organização ao vivo e em carne e osso, mas nem tudo pode ser perfeito;
- Não há gerações capazes ou incapazes, melhores ou piores. Há pessoas, competentes em qualquer idade;
- É possível com investimentos de poucas centenas de euros levar a cabo um evento digital com impacto. Com as 4 fases do evento “agarradas”: Planeamento, Promoção, Produção e Pós-evento.
Foi acima de tudo um prazer, uma motivação e uma aprendizagem, poder contribuir numa pequena escala para criar mais informação e conhecimento.
Fica aqui a gravação pois melhor do que ninguém os nossos oradores testemunharam o que é possível realizar.
E por último um agradecimento à Comunicar-se que nos assessorou pelo seu excelente trabalho.
Caso queira assistir a outros conteúdos gratuitos, desta vez sobre a Organização de Eventos digitais, pode fazê-lo aqui.
Estamos disponíveis pelo conhecer@asserbiz.com.
Mais algumas inserções atingidas
- MEDIA ESPECIALIZADOS – SAÚDE
- MEDIA REGIONAIS
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