Organização de Webinar. O que aprendemos? (caso de estudo)

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No dia 15 de junho de 2021 fomos responsáveis pela organização do Webinar Combate à solidão e isolamento dos Idosos – Presente e Futuro

Como nasce este projeto?

Tivemos a oportunidade de ter uma colaboradora em regime remoto de estágio, da aldeia de Cortes, que realizou um trabalho, o “Reviver” que valoriza as histórias de vida. Pode conhecer melhor aqui .

Com o conhecimento dos últimos meses na Organização de Webinares e eventos digitais, porque não levarmos a cabo este projeto?

Quais foram as etapas que consideramos na organização?

Começamos por definir os objetivos principais:

  • Permitir uma audiência a nível nacional a reflexão sobre o tema;
  • Partilhar casos de trabalho de proximidade de Norte a Sul;
  • Utilizar plataformas digitais para ilustrar a oportunidade de debate sobre temas, com investimentos controlados;
  • Contribuir para o aumento de conhecimento sobre Marketing e Eventos para a Margarida, a nossa colaboradora.

De seguida, elaboramos o planeamento:

  • Definição dos canais de comunicação;
  • Convite e escolha de oradores e instituições;
  • Escolha da plataforma e das ferramentas de interação;
  • Alinhamento de comunicação com imprensa;
  • Orçamentos para publicidade online.

Na fase de promoção optamos por uma abordagem digital e abordagem à Comunicação Social:

Na fase de produção, foram várias as etapas:

  • Criação de um guião do evento com os vários momentos, tempos, intervenientes;
  • Realização de testes remotos com oradores e conhecimento aprofundado dos projetos por parte da moderação;
  • Alinhamento das questões a abordar;
  • Envio de lembretes aos participantes, com indicação da importância do direto mas que iria ser disponibilizada a gravação nas horas seguintes;
  • Acompanhamento das questões dos participantes na plataforma.

No pós evento tivemos oportunidade de alavancar o evento:

  • Disponibilização da gravação, permitindo 3x mais visualizações no espaço de 2 semanas;
  • 30% de respostas ao inquérito de satisfação e envio de certificados de participação, com um índice de satisfação de 4,5 em 5;

Principais conclusões sobre a Organização do Webinar Combate à Solidão e Isolamento dos Idosos

  • Abordagem de temática relevante com alcance nacional e mais de 500 visualizações em 2 semanas superiores a 60 minutos;
  • Demonstração da Organização de um evento com orçamentos muito controlados, ao alcance de micro-empresas ou instituições, por oposição a orçamentos; incomportáveis se fosse presencial (150 participantes em direto poderiam implicar valores acima dos 5.000€ ou 10.000€ entre aluguer de espaço, vídeo, catering, equipas);
  • Existência de iniciativas válidas em todo o país;
  • Oportunidade criação de redes informais de contacto para partilha de experiências entre várias entidades locais, regionais e nacionais.

OK, e o que aprendemos em jeito de confissão?

  • Quando os oradores são excelentes e genuínos, a plataforma fica em segundo plano. É o conteúdo que conta, SEMPRE;
  • Quando Portugal joga há pouco espaço de notícias. Está fora do nosso controlo, poderíamos ter escolhido outra hora, é uma aprendizagem mas sem impacto no alcance pós-evento;
  • Avaliar um evento pela quantidade de pessoas em direto (150 neste caso) é redutor. Avaliar pelo impacto pós-evento, contactos, alcance, é o mais adequado;
  • Colaborar à distância é possível com qualidade – toda a equipa não se viu uma única vez ao vivo. Mas sabia os objetivos, as tarefas, os momentos de intervenção. Só tenho pena de não ter tido o prazer de ver os participantes, oradores e organização ao vivo e em carne e osso, mas nem tudo pode ser perfeito;
  • Não há gerações capazes ou incapazes, melhores ou piores. Há pessoas, competentes em qualquer idade;
  • É possível com investimentos de poucas centenas de euros levar a cabo um evento digital com impacto. Com as 4 fases do evento “agarradas”: Planeamento, Promoção, Produção e Pós-evento.

Foi acima de tudo um prazer, uma motivação e uma aprendizagem, poder contribuir numa pequena escala para criar mais informação e conhecimento.

Fica aqui a gravação pois melhor do que ninguém os nossos oradores testemunharam o que é possível realizar.

E por último um agradecimento à Comunicar-se que nos assessorou pelo seu excelente trabalho.

Caso queira assistir a outros conteúdos gratuitos, desta vez sobre a Organização de Eventos digitais, pode fazê-lo aqui.

Estamos disponíveis pelo conhecer@asserbiz.com.

Mais algumas inserções atingidas

DIÁRIO DE NOTÍCIAS: (PDF da edição impressa enviado)
ANTENA 1 (Noticiário das 12H dia 15 de Junho)
VISÃO: Breve sobre realização e data do evento
  • MEDIA ESPECIALIZADOS – SAÚDE 
MEDJOURNAL:
JORNAL MÉDICO:
ATLAS DA SAÚDE:
 
VIVER SAUDÁVEL:
NETFARMA:
 

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