Os 7 mitos sobre os Serviços de Marketing Digital “Faça você mesmo” (Atenção: pode conter frases humoradas)

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Boas, o meu nome é Nuno e sou micro-empresário. Fundei uma empresa que faz estudos de mercado e não gosto de estatística, fui gestor de marketing num grande grupo com uma cadeira de marketing feita, fui comercial de time-sharing e detestei e estive 10 anos na dúvida se voltaria a ser comercial, e agora tenho serviços tecnológicos para eventos e não vim dessa área.

O que têm em comum? Servem todos para resolver problemas. É o meu papel, simplificar, poupar tempo e dinheiro a quem fala comigo, ou “curar uma dor”. Mas normalmente não falo dessa forma. Aprendi a comunicar, seja qual for o meu papel na altura. E todos os dias aprendo.

Fui lendo, observando, partilhando ideias sobre Marketing, e ultimamente, devido ao facto de ter conhecido uma pessoa fantástica na área do Digital, comecei a estudar mais essa área.

Aviso: não vou vender, fazer call-to-action e isto não é ciência exacta. A minha guerra é outra e tem a ver com os eventos.

Partilho convosco algumas dessas ideias de uma forma sumária:

 Mito sobre Serviços de Marketing Digital 1: Aprenda com “o caso de sucesso da Coca-Cola”

Louvável e ambicioso querermos comparar orçamentos de milhares de milhões de euros e fazermos o mesmo. É óptimo se formos… a Coca-Cola. Antes disso há tanto a percorrer. Já imaginou uma reunião de objetivos da empresa “Bom, o que temos de fazer para ir para a primeira página? Estamos com um problema de notoriedade…”

Vamos mesmo aprender algo com isto? Não será como querermos jogar logo como o Cristiano Ronaldo?
Mito sobre Serviços de Marketing Digital 2: É possível fazer Marketing Digital, sem pensar na primeira parte do termo: o Marketing.

“Isto do Digital é porreiro pá! Já não é preciso saber aquelas coisas do Marketing Mix, da segmentação, é fazer site, mail, um Facebook, mais umas cenas e carregar no acelarador”
Não vá por aí. Esta área permite de facto atalhar caminho porque as empresas pequenas tornam-se mais visíveis mas saber quem compra, como o faz, como decide, onde está e tornar-se interessante, ainda é mais relevante do que no tradicional.

Mitos sobre o Marketing Digital 3: Alcance, Likes, Shares e Ser viral é o que está a dar!

Quantas vezes fizeram like ou share a fornecedores vossos? Consultam, analisam e compram ou não,  mas fazem mesmo like?

Quem nos vê, quem vem ter connosco, quem pesquisa, pode não deixar rasto. Lidemos com isso. O like não é negócio, não podemos receber como diz um amigo em “abraços de notoriedade”.

E “aquele” vídeo viral, levou mesmo a comprar o produto? Ou serviu apenas para sorrir?

Prefere ter 5 pessoas do seu público-alvo (sim, já o definiu) ou 1.000 likes de amigos, pessoas que passaram pelo post, ou outros que não têm nada a ver com o seu serviço?

Mitos sobre o Marketing Digital  4: Qualquer um pode fazer até eu!

Quase 50% dos negócios morre ao final dos primeiros 12 meses. A quantidade de empresas que dá resultados positivos de forma sustentada é inferior a 10% em 10 anos. Então o que fica de fora? Porque é que a pergunta que muitos fazem é “como parecer diferente dos outros?”

Produto, sim, serviço sim, e será que a comunicação e o Marketing (e as vendas) também não têm o seu papel?

De que vale ter o melhor produto do mundo se ninguém o conhece?

Corolário 4.1: Vou ter um estagiário de Marketing como responsável 

Tenho o máximo respeito pelos jovens que acabam o curso de Marketing, mas exigir que entrem como “responsáveis de Marketing” de empresas e ter resultados a curto prazo, é semelhante a ter um médico estagiário a gerir um serviço de urgências de um hospital. Não dá.

Mitos sobre os Serviços de Marketing Digital 5: “Vou aparecer na primeira página e a partir daí é soma e segue”

Segredo: já tivemos nos primeiros três resultados orgânicos em “estudos de satisfação”, e algumas centenas de visitas depois, entre estudantes, curiosos, e público em geral, não tínhamos oportunidades (ou leads).
Começámos a produzir conteúdo específico “Acreditação Eletrónica”. Temos dezenas de visitas. Mas quem lá vai, sabe ao que vai, e quando chega até nós vem mais qualificado.

Conclusão: pode não adiantar nada estar na primeira página se o termo for vago, se o público não for qualificado, ou o que disser no site for…assim-assim.

Chegar à primeira página não é o objetivo. Ganhar dinheiro a partir daí é que é!

Mitos sobre o Marketing Digital 6: O Marketing Digital é de graça, ou quase!

Há um termo em inglês que acho brilhante: you pay peanuts you get monkeys! À minha volta vejo a profissionais da área serem oferecidos…dezenas de euros. E pressão, e resultados imediatos.
Mas alguém já parou para pensar no grau de conhecimento de técnica, de comercial, de marketing, de comportamento do consumidor, para levar a cabo uma estratégia? Se cada um de nós na nossa empresa aceitasse receber menos de 5€/hora, achava justo?

Então porque é que queremos pagar isso a esses especialistas?

Mitos sobre o Marketing Digital 7: Quero resultados para já! É só carregar no botão!

Já leu o caso da Coca-Cola, ainda não segmentou, não contratou bons profissionais, e acha que com 200€/mês vai fazer vendas amanhã?
Se conseguir atingir esta meta então pode vir a ser o próximo Seth Godin mas a probabilidade é muito baixa. Porquê?

Porque como em todo o resto é preciso planeamento, estratégia, tempo e…dinheiro.

Também levou horas a pensar no seu produto? Levou horas a tirar o seu curso? Levou horas a montar a sua fábrica? Não, demorou meses, anos até. Porquê? Porque custa!

Não menospreze à partida uma ciência que desconhece. Alguém pode facilmente ultrapassá-lo e poderá deixar de existir.

O Marketing e ultimamente os Serviços de Marketing Digital ainda são uma oportunidade de ter uma vantagem competitiva, porque ainda estamos no início (apesar de se falar numa “transformação digital” mas isso é para as Coca-Colas da vida), mas amanhã já pode ser uma necessidade de sobrevivência.

Até (muito) breve!

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