Se algures alguém lhe perguntar para oferecer um patrocinio de eventos, certamente irá acenar com a oferta do logótipo no site, um roll-up à entrada, ou a impressão nos flyers, colocando em destaque na sala, e por aí adiante. Em troca pedirá verbas, serviços, recursos humanos, dependendo do que procura da sua empresa.
Até aqui tudo bem. Dá para aparecer, fomentar a comunicação, vamos lá a isso. E quem sabe fechar negócios no evento. Não é esse o objectivo?
Vamos ver outro ponto de vista.
Suponha que é um participante, o que certamente já lhe aconteceu.
Quantas vezes clicámos no painel de patrocinio de eventos no site do evento?
Quantas vezes lemos o flyers que tão amavelmente nos distribuem à entrada? Quando não são 10 ou 20? Quantos lemos em casa quando voltamos do evento? 1, 2? Os da concorrência?
E a maior parte dos stands/roll-ups que está à entrada dos eventos? Tem o conteúdo adequado aquele momento, ou é semelhante a outros 10 em que já esteve? A probabilidade de ser igual a tantos outros é muito grande.
Sr. Organizador, como pode dar mais valor ao seu Patrocinador?
Sr. Patrocinador, como pode tirar mais partido do evento?
Numa era tecnológica, muito pode ser feito para dar a quem também dá de si, mais valor para que na próxima vez volte a patrocinar ou a reforçar o investimento. É bom para todos.
- Conteúdos interessantes e patrocinados pré-evento – vamos dar aos participantes informação útil, p.e. a Password de WIFI do local “gentilmente cedido por” (marca x). Seja por email, num microsite do patrocinador. Não tenha medo de lhe dar visibilidade.
- Sponsors Corner – Vídeo Mobile para partilha nos canais do patrocinador, Jogos interactivos para fomentar à participação dos convidados
- Espaço na APP ou site do evento – Se tiver uma APP do Evento, não remeta apenas para o site do patrocinador. Crie um menu. Ele merece. E Sr. Patrocinador, encaminhe esse link para um conteúdo relacionado com o evento. Os convidados agradecem;
- Criação de momentos específicos para o patrocinador durante o evento, com call to action, ligação para páginas, promoções;
- Notificações no evento – nos pontos de contacto com os participantes, alocar espaço digital para o patrocinador, envolvendo-o no processo.
- Ponto de ativação de marca – disponibilizar espaços dedicados para exposição de marca, fomentando a interação.
- Quiz e Q&A – dinamizar momentos no evento dedicados a patrocinadores, com ofertas.
“Agradecemos aos nossos patrocinadores…” é bem pensado, mas é vago. Como é que eles ajudaram? O que deram? Que mais valias o evento tem por sua causa? Eles são estrelas também. Storytelling para patrocinadores, demonstra humildade e parceria.
Se quiser conhecer-nos melhor estamos disponíveis em conhecer@asserbiz.com, pelo 938297575 (chamada para a rede móvel nacional) ou em asserbiz.pt/servicos