Como escolher uma plataforma de webinar? E será que o webinar é a ferramenta ideal para realizar um evento digital?
Existem vários tipos de eventos que abordamos neste artigo e onde se inclui o webinar, um formato fechado, com inscrição e focado na interação.
Com dezenas de plataformas disponíveis no mercado procuramos analisar as que tinham melhores classificações, melhor competitividade preço ou marca já consagrada.
O que considerar na escolha da plataforma e quais as funcionalidades que valorizamos?
Ficam aqui alguns pontos para a análise que fizemos de várias ferramentas:
- Capacidade;
- Inscrição;
- Personalização da marca;
- Ferramentas de interação (chat/Q&A/Documentos/Vídeos)
- Sala de preparação testes
- Funcionalidades pós evento (gravação, métricas)
Partilhamos um vídeo aqui, onde abordamos as variáveis mais relevantes, os pontos fortes e fracos das plataformas, o investimento, e sugestões para organizadores de webinares.
Não há plataformas para webinar perfeitas, mas as mesmas fazem sentido no contexto do conceito do evento, que deve ser o primeiro passo. O que pretendemos atingir, qual o número de participantes, qual a personalização da marca, qual a curva de aprendizagem?
Com plataformas como o Zoom que aparentemente são mais simples, podemos gerir de forma mais fácil os oradores e participantes. Noutras plataformas de webinar como o Bigmarker estão focadas na personalização da comunicação e na flexibilidade da gestão da sala virtual.
Se quiser saber mais sobre o Zoom Webinar, temos um artigo com ebook para configuração aqui.
Deixamos também um link para um tutorial de Bigmarker, uma das plataformas, aqui
Caso queira saber mais estamos à distância de um contacto conhecer@asserbiz.com ou 938297575 (chamada para a rede móvel nacional).
Outros artigos que podem ser do seu interesse: