O local promete: quando chega, um café saboroso à entrada, sorrisos cordiais à chegada, o seu nome, função bem escritos, e um tema que lhe desperta a atenção. Sente que a organização do evento está a fazer bem o seu trabalho.
Parece que vai começar a horas e encaminha-se para o auditório onde algumas centenas de pessoas irão estar presentes.
Não se surpreende com a quantidade de pequenas luzes que se mantêm ligadas. Praticamente todos os presentes têm o seu smartphone ligado e aproveitam para se manterem “up to date”.
Já sentados, dá-se início à palestra/conferência/apresentação.
Oradores desfilam, procurando entregar uma mensagem que pode ser de produto, motivação, produtividade, conhecimento, enfim, depende do tema e do objectivo.
Os ecrãs pequenos continuam ligados, aqui e ali nota caras atentas mas provavelmente mais de metade está na sua vida. A mensagem perde-se…
Ponto prévio: há excelentes oradores que entregam mensagens fantásticas. Quem conhece as Ted Talks por exemplo, reconhece valor e distinção na forma e conteúdo.
Mas afinal, o que está a acontecer? Porque é que sente que algo lhe está a fugir?
Estamos cada vez mais focados em nós próprios. E, alguém que está numa postura informativa-cêntrica como alguns oradores (devido por vezes à mensagem da própria organização do evento), a não ser que adapte especificamente o conteúdo à audiência, corre o risco de se perder nos outros impulsos que estão a ocorrer bem nos nossos smartphones, tablets e na nossa vida.
O tempo do débito de informação, características, argumentários está a chegar ao fim. Isso nós conseguimos lendo um email, pdf, visitando um website.
Por isso, é importante envolver os convidados, mais do que nunca. E isso também faz parte da organização do evento
E como é que se pode envolver a audiência?
Ficam aqui algumas ideias, umas mais trabalhosas, outras mais acutilantes de ajudar a fazer chegar a mensagem:
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Adaptação do conteúdo ao público
Hoje sabemos os nomes, cargos, objetivos das pessoas que assistem a um evento, e se não sabemos podemos saber no momento da inscrição. Porque não desafiá-los a questionar previamente o orador, a abordar o tema de uma determinada forma?
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Partilha e envolvimento do conteúdo – a plateia como produtora
As pessoas estão nos smartphones? Ótimo! Então vamos comunicar com elas nos smartphones, ao mesmo tempo que estamos lá, e aproveitamentos para permitir comentários, perguntas, votações, durante a apresentação. Corremos riscos?
Sim, certamente mas a sessão será mais rica. A obtenção de feedback aumenta a probabilidade de nos darem a sua atenção.
O BYOD (Bring Your Own Device) é uma tendência no trabalho…e também nos eventos.
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Entrega da mensagem
Quantas vezes saiu de um evento e não levou nada?
Os principais pontos, a apresentação, algo que lhe faça perdurar a sensação que teve durante o evento?
Nem sempre é possível mas porque é que a apresentação não é disponibilizada aos participantes?
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Televoto para avaliar questões
Ok, no intervalo a comida era ótima, o local era agradável mas como é que tudo correu realmente? No evento, ou numa mensagem de agradecimento, a satisfação, a votação de questões pode dar-nos pontos fortes e de melhoria.
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O evento pode não acabar à saída…
Dependendo do objectivo do evento/apresentação podem existir passos ainda mais importantes: abordagens comerciais, partilha de contactos, conteúdos exclusivos pós-evento, tudo pode contar para que os convidados tenham dado o seu tempo como bem empregue
Sumarizando…
Um bom evento é cada vez medido pela atenção que nos dão durante o mesmo. Ter corpos presentes e mentes ausentes é o risco que se corre ao não envolver o público.
Os últimos anos trouxeram mudanças drásticas na forma como as pessoas consomem conteúdo, como o apreciam e como tiram conclusões.
E com soluções que não dependem de Instalação de APPs, podemos ajudar a dinamizar o evento, a partilhar conteúdo, a implementar o televoto. E com a possibilidade de termos os próprios convidados a utilizarem os seus terminais, o investimento é cada vez mais controlado.
Para saber mais pode contactar-nos em conhecer@asserbiz.com, pelo 938297575 (chamada para a rede móvel nacional).