Como ter um sistema de votação eletrónica e Q&A digital no seu evento, sem recorrer a uma APP?

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“Há questões?” – o silêncio invede a sala. Por vergonha, por não se lembrar do que queria questionar há 10 minutos atrás ou porque está a responder a um email, a plateia emudece. Ter um sistema de votação eletrónica ou de Q&A (questions and answers) pode ser a solução.

Fala-se de interação com o público, entre oradores, moderadores e plateia mas como fazê-lo?

Ao longo dos últimos anos, desenvolveram-se formas que começaram no microfone (que não avalia), nos botões de televoto (que não perguntam), até ultimamente às APPs.

 

Sim, e porque não uma APP?

Investimento, tempo, conteúdo atualizado a todo o momento, (nós também as criamos e por isso sabemos os prós e contras), torna-se ineficaz em muitos casos, com taxas de download inferiores a 40% e de utilização ainda menores. Desde o “não me lembro da password da Store”, ao espaço de armazenamento, à versão do software, até ao “não sei” e “não quero”, as razões são imensas.

Desde o segundo semestre de 2017, Lipor, Multipublicações, Inov2Agro, e associações da área médica e informática começaram a utilizar uma solução de sistema de votação e Q&A que programamos, damos suporte presencial.

Ah, e o Web Summit mas nesse não ajudámos.

 

Em que consiste?

Consistem em plataformas web como o slido.com ou mentimeter.com , que através do acesso e ao código do evento que queremos aceder, permite “entrar” no espaço do evento com as questões, comentários, e votações. Pode ser acedido via smartphone, tablet, pc, sem instalar nada nos terminais.

 

Dentro de quem gere o evento (é aí que podemos entrar), podemos:

 – Moderar questões – validar a questão colocada pelo participante. São alguns segundos mas em alguns casos pode ser relevante;

 – Colocar votações e mostrar ou ocultar resultados – por vezes pretende-se avaliar os oradores mas não se pretende partilhar o resultado. Pode ser escolhida a forma de apresentação ou não dos votos.

 – Gerir a informação que vai ser apresentada por exemplo no vídeo-wall do palco (questões mais frequentes, que tiveram mais likes). É possível fazer likes a questões, fazendo com que estas subam no ranking.

 

 

A quem se destina?

– Conferências nacionais e internacionais temáticas – a língua deixa de ser uma barreira, todo o conteúdo fica armazenado e disponível para a organização;

 – Encontros de medicina – permitindo interação rica entre participantes, com possibilidade de restringir o acesso ao evento com password;

 – Reuniões de equipas internas – Encontros de empresas, inícios de ano, brainstorming, team building;

 – Lançamentos de produtos – com as dúvidas, os links para download de documentos, com a participação de clientes e parceiros;

 – Formação – presencial ou à distância;

Nas votações é possível escalas, perguntas de escolha simples e múltiplas, abertas, e até wordcloud, onde com a contribuição dos participantes é possível sumarizar um assunto.

Mas que vantagens tem um sistema de votação eletrónica e Q&A para eventos?

– Eliminação dos investimentos e logística dos televotos;

– Aumento da participação, por via dos votos, questões sendo também possível partilha de documentos e envio de links;

– Imagem de inovação associada à sustentabilidade ambiental;

– Fluidez de programação, edição de conteúdos de acordo com as indicações de oradores;

– Informação registada. Já tivemos eventos onde com as questões foram elaborados manuais de FAQs (Frequently Asked Questions)

E onde ajudamos?

– Configuração do evento;

– Licenças aplicacionais;

– Gestão das questões e votações (quando, quais disponibilizar, para que possam estar adequadas a cada momento do evento);

– Aluguer de equipamentos para moderadores (tablets que permitem ver o desenrolar das votações e questões);

– Lembretes pré-evento por email e SMS dos links a acompanhar;

 

E no final o que tem?

Além dos reports detalhados dos envolvidos, das questões, comentários e votações, esperamos que tenha os participantes envolvidos e interessados no seu evento, pois eles fazem parte da criação de conteúdo.

Quer saber mais?

Estamos à distância deum contacto 928105001 ou email conhecer@asserbiz.com, estamos aqui para ajudar.

 

Por | 2020-01-16T16:31:06+00:00 Janeiro 3rd, 2020|Em destaque, Eventos|0 Comments

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