No séc. XX, a morada da empresa, o telefone fixo e o CAE eram dados suficiente e necessários para se afirmar que se sabia tudo sobre a informação do tecido empresarial.
Mas os últimos anos vieram trazer novas realidades: email, site, redes sociais, actividades diversas e moradas virtuais trouxeram um novo ecossistema económico dentro dos nossos Municípios.
Desde empresas de serviços que exportam conhecimento para o outro lado do mundo, até ao comércio local que se debate com a concorrência global, agora, mais do que nunca é relevante, para Organismos Públicos e para a própria comunidade, ter uma Gestão de Informação para Municípios consistente.
Mas o que é a Gestão de Informação e para que serve e como pode ser obtida?
A Gestão de Informação para Municípios é uma base de dados dinâmica, com campos que permitam conhecer:
– Nome, atividade(s), descrição do(s) negócio(s)
– Morada física, telefones e faxes,
– Moradas Digitais: Site, Redes Sociais, email
– Contactos de decisão e operacionais
– Localizações
Estes dados simples, não intrusivos, o que poderão permitir?
– Comunicação entre o Município e as Empresas sobre temas de interesse, eventos, formações, sessões, através de SMS, Email;
– Criação de Portais de informação acessíveis à comunidade local e visitantes, por forma a exponenciar a presença das próprias empresas.
– Análise e direcionamento de ações vocacionadas para as áreas de atividade mais relevantes, p.e. formação em atendimento em Municípios vocacionados para o Turismo, em Gestão de Reclamações, para comércio, de Marketing Digital para Indústrias, ou empresas exportadoras, entre outras.
– Envolvimento em Exposições Empresariais ou temáticas com maior e melhor participação das empresas.
– Fomento da comunicação entre empresas, com o papel relevante do Município
Estes são alguns dos motivos pelos quais é relevante ter a informação atualizada. Além destes, posiciona o Município como entidade importante e fundamental no desenvolvimento e articulação das forças vivas da Região.
Resta uma questão: como pode obter esta informação?
Ficam aqui várias alternativas complementares:
– Através das Redes Sociais, com um inquérito de recolha de dados
– Com equipas no terreno munidas de tablets que além de recolherem dados, criam um canal próximo de contacto entre Município e Empresas
– Através do email para bases de dados existentes.
– Telefonicamente
A Gestão de Informação para Municípios é uma ferramenta que poderá permitir a criação de mais oportunidades através de um conhecimento mais vasto entre Instituição e comunidade, a criação de práticas dirigidas e focadas para as necessidades locais e uma maior satisfação com os serviços prestados.
Por tudo isto, esperamos que este tema lhe seja útil.
Caso queira saber mais como poderemos ajudar na parte estratégica e operacional, estamos ao dispor em conhecer@asserbiz.com; 938297575, ou 308802975