Gestão de Informação para Municípios: Sabe tudo sobre o tecido empresarial local? Como conhecer melhor.

Partilhar

No séc. XX, a morada da empresa, o telefone fixo e o CAE eram dados suficiente e necessários para se afirmar que se sabia tudo sobre a informação do tecido empresarial.

Mas os últimos anos vieram trazer novas realidades: email, site, redes sociais, actividades diversas e moradas virtuais trouxeram um novo ecossistema económico dentro dos nossos Municípios.

Desde empresas de serviços que exportam conhecimento para o outro lado do mundo, até ao comércio local que se debate com a concorrência global, agora, mais do que nunca é relevante, para Organismos Públicos e para a própria comunidade, ter uma Gestão de Informação para Municípios consistente.

Mas o que é a Gestão de Informação e para que serve e como pode ser obtida?

 

A Gestão de Informação para Municípios é uma base de dados dinâmica, com campos que permitam conhecer:

– Nome, atividade(s), descrição do(s) negócio(s)

– Morada física, telefones e faxes,

– Moradas Digitais: Site, Redes Sociais, email

– Contactos de decisão e operacionais

– Localizações

 

Estes dados simples, não intrusivos, o que poderão permitir?

 

Comunicação entre o Município e as Empresas sobre temas de interesse, eventos, formações, sessões, através de SMS, Email;

Criação de Portais de informação acessíveis à comunidade local e visitantes, por forma a exponenciar a presença das próprias empresas.

Análise e direcionamento de ações vocacionadas para as áreas de atividade mais relevantes, p.e. formação em atendimento em Municípios vocacionados para o Turismo, em Gestão de Reclamações, para comércio, de Marketing Digital para Indústrias, ou empresas exportadoras, entre outras.

 – Envolvimento em Exposições Empresariais ou temáticas com maior e melhor participação das empresas.

 – Fomento da comunicação entre empresas, com o papel relevante do Município

Estes são alguns dos motivos pelos quais é relevante ter a informação atualizada. Além destes, posiciona o Município como entidade importante e fundamental no desenvolvimento e articulação das forças vivas da Região.

 

Resta uma questão: como pode obter esta informação?

 

Ficam aqui várias alternativas complementares:

– Através das Redes Sociais, com um inquérito de recolha de dados

– Com equipas no terreno munidas de tablets que além de recolherem dados, criam um canal próximo de contacto entre Município e Empresas

– Através do email para bases de dados existentes.

– Telefonicamente

 

A Gestão de Informação para Municípios é uma ferramenta que poderá permitir a criação de mais oportunidades através de um conhecimento mais vasto entre Instituição e comunidade, a criação de práticas dirigidas e focadas para as necessidades locais e uma maior satisfação com os serviços prestados.

Por tudo isto, esperamos que este tema lhe seja útil.

Caso queira saber mais como poderemos ajudar na parte estratégica e operacional, estamos ao dispor em conhecer@asserbiz.com; 938297575, ou 308802975

Subscreva a nossa newsletter

Receba atualizações dos artigos mais recentes

Outros Artigos

Necessita de ajuda para o seu evento?

Partilhe connosco a sua ideia

Este site usa cookies para lhe garantir uma melhor experiência de navegação