Organizar eventos online ainda é uma oportunidade em 2022?

Partilhar

Ainda há quem tenha dúvidas como organizar eventos online? (Isto era o que se dizia a meeados de 2021)

Desde Zooms, a Webinares, estúdios Chroma e salas de hoteís, dezenas, centenas ou milhares de pessoas ligadas, fomos obrigados a criar este mercado.

Estamos agora em 2022, no primeiro semestre, com uma Guerra na Europa, com impactos ainda por definir. Tivemos se calhar 15 dias ou um mês de “paz” depois das restrições da pandemia.

Já começam a surgir os eventos presenciais. E os benefícios dos eventos online deixaram de existir? Todos vão acabar?

Quais os benefícios de organizar eventos online (em 2022)?

O que se dizia em 2020 ainda é válido. Existem variáveis muito relevantes de comunicação e envolvimento entre marcas, instituições e o público-alvo.

  • Custo – não há catering, espaço físico, e investimento em imagem física. Não há preocupações de garantir dormidas para oradores ou influenciadores;
  • Escala – O evento pode ter uma audiência muito maior que o evento físico, não há barreiras de deslocações e investimentos para os participantes, nem perdas de tempo;
  • Ambiente – Sem deslocações, gastos de material que é deitado fora, comida que não foi consumida entre outros aspetos;
  • Alcance – enquanto que quem vai a um evento físico está envolvido, aqui o alcance de envolvidos pode ser maior, porque já não são aqueles que vão fisicamente mas que podem participar virtualmente;
  • Envolvimento – Como? Envolvimento? Mas há lá coisa melhor do que estar fisicamente num local? Não é bem assim. O participante pode ter acesso a apresentações, interagir diretamente com os oradores, receber conteúdo dos parceiros e patrocinadores, isto sem sair do seu sítio, e também à hora que mais lhe convier (evento diferido);
  • Métricas – quem esteve ligado, quanto tempo, quem se inscreveu vs participou, quem descarregou documento, qual a apresentação mais interessante… o digital é um mundo no que diz respeito a análise de dados.
  • Plataformas de streaming com excelente qualidade – gratuitas e pagas, através das redes sociais ou proprietários, a escolha fica ao critério das equipas de marketing e comunicação. Ah, e pode ser pago também.

E quais os riscos de um evento online?

  • Oradores desinteressantes ou impreparados – Ainda há em 2022? Sim. Melhorou bastante mas ainda há quem tenha 15 minutos e gaste 30. Num evento presencial um orador se for desinteressante, obriga-nos a desligar durante uns minutos. Num evento online pode fazer-nos sair da ligação para não mais voltar. Precisam de ser interessantes, interessados, e com conteúdo preparado para este formato;
  • Má comunicação digital – Está lá também o envio de convites digitais, o formulário de inscrição, mas provavelmente o site terá mais relevância, os lembretes… é fácil esquecer um compromisso digital;
  • Más condições de streaming – é muito mais fácil alguém sair de uma sala virtual, onde tem menos paciência. Muita atenção ao streaming, ou ao vídeo.
  • Comunicação unidirecional – só transmitir, não responder a questões, não partilhar conteúdo nem gravação. Sim, ainda há disto.

Organizar eventos online, mas quais ?

Webinares. De cara.

Implicam inscrição mas captamos contactos e temos métricas. Temos os oradores vísiveis e os participantes no chat, sem confusões, podemos gerir os comentários, questões, partilhar documentos e outros conteúdos.

São ferramentas de comunicação de instituições e marcas que permitem a partilha de conteúdo, a interação com o público, a substituição de palestras de curta duração presenciais numa altura onde o custo de vida está a aumentar de forma consistente.

Mensal, trimestral, dependendo do tema e da audiência, o Webinar está a fazer parte dos planos de comunicação de empresas e marcas que vão fazer os seus almejados eventos presenciais com colaboradores e parceiros mas que querem continuar a explorar novos segmentos e partilhar conteúdo relevante com os segmentos existentes.

Outros artigos que podem ser do seu interesse:

https://asserbiz.pt/organizacao-do-webinar-combate-a-solidao-e-isolamento-dos-idosos-o-que-aprendemos/

Webinar: o que é e como fazer?

Plataforma para webinar: uma análise comparativa

Subscreva a nossa newsletter

Receba atualizações dos artigos mais recentes

Outros Artigos

Necessita de ajuda para o seu evento?

Partilhe connosco a sua ideia

Este site usa cookies para lhe garantir uma melhor experiência de navegação